Feminicídios com arma de fogo crescem 52% em 2025 em Salvador e RMS

SegurançaFeminicídios

Feminicídios com arma de fogo crescem 52% em 2025 em Salvador e RMS

Maioria das mulheres atingidas é negra e reside em bairros periféricos 

Foto: Reprodução pixbay

O cenário da violência contra a mulher apresentou um agravamento alarmante em 2025. De acordo com o levantamento anual do instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta segunda-feira (5), o número de feminicídios e tentativas cometidos com armas de fogo cresceu 52% nas regiões metropolitanas de Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Belém.

Ao todo, 50 mulheres (cisgênero e transgênero) foram vítimas dessa modalidade de violência ao longo do ano passado, contra 33 registros contabilizados em 2024. Ainda segundo o levantamento, a maioria das mulheres atingidas é negra e reside em bairros periféricos.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp


Bahia

Em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), os dados acompanham a tendência de alta. Foram identificados 11 casos de feminicídio ou tentativas de assassinato por arma de fogo em 2025. O relatório destaca que o ambiente doméstico permanece como o local de maior risco, sendo o palco da maioria dos ataques.

Os indicadores do Instituto Fogo Cruzado também acendem um alerta sobre a autoria dos crimes. Em uma parcela significativa das ocorrências, os agressores são companheiros ou ex-companheiros das vítimas, muitas vezes utilizando armas de fogo para as quais possuem ou tinham acesso legal, como em casos envolvendo agentes de segurança.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 07 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/