Guarda Municipal completa 130 anos com incorporação de 10 novas viaturas

SegurançaFeira de Santana

Guarda Municipal completa 130 anos com incorporação de 10 novas viaturas

Programação especial marca aniversário da corporação 

Crédito: Jorge Magalhães/Secom
A Guarda Municipal de Feira de Santana, uma das mais antigas do país, completa neste sábado, 25 de março, 130 anos de existência. Para marcar a data, a instituição vai incorporar mais 10 veículos à sua frota. Ainda no sábado, uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana Senhora Sant'ana será realizada às 18h30, com entrega de medalhas Intendente Freire.

A homenagem destaca as qualidades morais e profissionais dos guardas, somadas à prestação de bons serviços, esforços, desenvoltura e compromisso para com as atribuições que lhes foram conferidas.

"São 130 anos com profissionais capacitados que vestem verdadeiramente essa farda para servir a comunidade", destacou o comandante Itamar Soares da Cruz.

Melhorias para a corporação, como a renovação dos fardamentos e progressão de referência dos agentes, são temas considerados prioridade. Uma delas, a melhoria salarial, está em fase de planejamento, enquanto a entrega dos fardamentos está prevista para abril.

O subcomandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicius Dantas, considera uma honra fazer parte da corporação e destacou a relevância do suporte prestado aos atendimentos psiquiátricos e crimes de violência atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

São em média dois atendimentos psiquiátricos por dia, um suporte que começou a ser oferecido em 2002.

"Naquele ano, a Polícia Militar estava em greve e fomos convidados a dar esse tipo de suporte. Inclusive, estive na primeira ocorrência atendida pela corporação. A partir daí, incrementamos a demanda em nossas atividades. Muitas vezes a situação põe em risco a vida dos profissionais de saúde, são ameaçados ou são áreas de risco e precisam dessa proteção", lembra.

Ainda conforme o subcomandante, com o passar dos anos, a necessidade do cidadão mudou, e a corporação precisou se adequar.

"O serviço não mudou, mas a necessidade do cidadão mudou. Com o aumento da violência, foi necessária a criação de um estatuto próprio, e a corporação passou a desempenhar funções de forma preventiva e ostensiva, conforme a Lei Federal 13.022/2014. Antes, era apenas de preservação dos equipamentos públicos".

A Guarda Municipal faz parte da estrutura da Seprev (Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos) da Prefeitura de Feira. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/