PF deflagra operação contra PMs e empresários por venda ilegal de armas e munições

Segurança'Fogo Amigo'

PF deflagra operação contra PMs e empresários por venda ilegal de armas e munições

Operação ocorre nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Foto: Divulgação/ PF
A Polícia Federal, em ação conjunta com diversas forças de segurança, deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a Operação Fogo Amigo, com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por diversos policiais militares dos Estados da Bahia e Pernambuco, Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) e lojistas, especializada em vender armas e munições ilegais para facções criminosas nos Estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 325 Policiais Federais cumprem 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos três estados.
Foto: Divulgação/ PF

Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.

Durante a deflagração da operação, o Exército Brasileiro realizou fiscalização em outras lojas que comercializam armas, munições e acessórios controlados nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Comercialização ilegal de armas e munições, Lavagem de Dinheiro e Falsidade Ideológica, cujas as penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.

O nome da operação 'Fogo Amigo' faz alusão ao fato de que os policiais integrantes da organização criminosa vendem armas e munições de forma ilegal para criminosos faccionados e que acabam sendo utilizadas contras os próprios órgãos de segurança pública.

A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude da suposta organização criminosa, bem como identificar outros integrantes.

Também participam da ação integrada o Gaeco Norte do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e com o apoio da Cipe-Caatinga, Bepi (PM/PE); Core-Polícia Civil da Bahia; Gaeco/PE; Force/Coger; Correg (Polícia Militar da Bahia e de Pernambuco); e o Exército Brasileiro.

Foto: Divulgação/ PF
Foto: Divulgação/ PF
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 17 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/