Céline Dion comunica que sofre de doença rara e incurável

TV e FamososCantora

Céline Dion comunica que sofre de doença rara e incurável

A síndrome da pessoa rígida (SPR) é responsável por tensionar os músculos 

Crédito: Divulgação
A cantora Céline Dion revelou nesta quinta-feira (8) que sofre de uma doença neurológica rara e incurável, conhecida como síndrome da pessoa rígida (SPR), responsável por tensionar seus músculos, podendo deixá-la como uma "estátua humana" conforme progride. Foi por conta deste diagnóstico que a canadense cancelou a turnê mundial.

Nas redes sociais, Céline ainda disse que não estava preparada para falar sobre sua condição clínica, sendo difícil para ela "enfrentar os desafios".

Confira o comunicado na íntegra:

"Olá a todos, sinto muito por ter demorado tanto para entrar em contato com vocês. Sinto muito a falta de todos vocês e mal posso esperar para estar no palco falando com vocês pessoalmente. Como vocês sabem, sempre fui um livro aberto e não estava pronta para dizer nada antes, mas estou pronta agora.

Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar meus desafios e falar sobre tudo o que tenho passado. Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta uma pessoa em 1 milhão.

Embora ainda estejamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido. Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada.

Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro. Tenho uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para me ajudar a melhorar e meus preciosos filhos que estão me apoiando e me ajudando. Estou trabalhando duro com meu fisioterapeuta todos os dias para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente, mas tenho que admitir que tem sido uma luta.

Só sei cantar é o que fiz toda a minha vida e é o que mais gosto de fazer. Sinto tanta falta, sinto falta de ver todos vocês do palco, me apresentando para vocês. Sempre dou 100% quando faço meu show, mas minha condição agora não está me permitindo dar isso a vocês agora. Para eu entrar em contato com vocês novamente, não tenho escolha a não ser me concentrar na minha saúde neste momento e tenho esperança de que estou no caminho da recuperação.

Este é o meu foco e estou fazendo tudo o que posso para me recuperar. Quero agradecer muito por seus cumprimentos, amor e apoio em minhas redes sociais. Isto significa muito para mim. Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e realmente espero poder vê-los novamente em breve".

A síndrome de stiff-person ou síndrome da pessoa-rígida (SPR) é uma rara afecção neurológica caracterizada por uma intensa rigidez axial e proximal de membros, com espasmos inesperados, devido a uma atividade contínua das unidades motoras que são progressivos e podem ser fatais, de acordo com informações de um artigo para a Revista Eletrônica Acervo Saúde, produzida pela Universidade de Uberaba (UniUbe).

Existem diversas variantes da SPR, incluindo Síndrome de tronco rígido, síndrome de membro rígido, encefalomielite progressiva com rigidez, SPR-plus e SPR paraneoplásica.

Pacientes com essa doença perdem a capacidade de andar e falar. Há, porém, tratamentos que podem frear a velocidade de evolução da SPR. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/