Ponto e Vírgula 01/04/2022

Ponto e Vírgula 01/04/2022

Sobe - Força do empresariado baiano, ao ter na vice-presidência da Confederação Nacional das Associações Comerciais e Empresariais o presidente estadual Clóves Cedraz.

Desce - Intolerância das relações envolvendo entes políticos e sindicalistas nas tratativas sobre educação no Município.

Defendeu

O ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) recebeu uma importante manifestação de apoio ao seu nome para a vaga de vice-governador na chapa de ACM Neto (União Brasil). O da deputada federal Dayane Pimentel (União Brasil). "Não tenho dúvidas de que Zé Ronaldo seria a melhor composição na chapa majoritária que vai libertar a Bahia de 16 anos de atraso. Hoje declaro publicamente o que já enfatizo nos bastidores: Zé Ronaldo para vice-governador", declarou Dayane.

Recado dado

Apesar de desejar o apoio do ex-presidente Lula (PT), em sua campanha para o Senado, o pré-candidato João Leão (PP) não deve ter a vontade atendida. Em seu discurso durante ato em Salvador, Lula reforçou o voto em candidatos apoiados pelo governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner. "Vamos ter que mandar uma lista de deputado para o povo e dizer que esses são os deputados do Rui, esse aqui é o deputado de Lula, aqui é o deputado de Wagner, para que o povo saiba que não pode votar numa raposa para tomar conta do galinheiro, porque a raposa vai comer as galinhas. A mesma coisa para senador não podemos votar em senador que votou no impeachment da Dilma, ou um senador que aprova o tal do orçamento secreto", afirmou o ex-presidente.

O vice

Pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB) afirmou que não tem prazo para definir o nome que vai ocupar a vaga de vice-governador em sua chapa. O ex-prefeito da capital baiana disse que até escolher o nome mais adequado para o cargo vai avaliar os perfis dos aliados e considerar diversas alternativas. A declaração de ACM Neto ocorre após a confirmação da chegada de Marcelo Nilo ao Republicanos. O presidente estadual da legenda, deputado federal Márcio Marinho apontou um acordo nacional para a garantia de que a legenda irá compor a vice da candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia.

Marinho

O deputado Márcio Marinho revelou ainda que, depois das eleições de vereadores, seguiu incentivando lideranças, com o objetivo de formar uma chapa de estadual e federal, para ampliar as bancadas. De acordo com Marinho, pela matemática, o Republicanos fará a campanha legislativa para quatro estaduais, podendo chegar ao quinto. "Para federal, temos dois [Marinho e Alex Santana], pela conta faremos de quatro a cinco federais. Com a vinda de Marcelo, se ele concorrer, podemos fazer até cinco. Temos uma relação boa de candidatos", explicou.

Exonerações

O governador Rui Costa exonerou ontem (31), três de seus secretários como parte do rito de desincompatibilização. Para que nomeados em cargo de comissão saiam como candidatos eles precisam abrir mão do posto. No Diário Oficial dessa quinta consta a exoneração do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, pré-candidato ao governo da Bahia; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro (PSD), pré-candidato a deputado estadual, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, pré-candidato a reeleição a deputado federal.

Golpe

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar ministros do STF ontem (31), durante cerimônia no Palácio do Planalto. Na ocasião, Bolsonaro também defendeu a ditadura militar, que fez 58 anos, ontem. "E nós aqui temos tudo para sermos uma grande nação. Temos tudo, o que falta? Que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideias, cala a boca. Bota a tua toga e fica aí. Não vem encher o saco dos outros", disse. O regime enaltecido por Bolsonaro teve uma estrutura dedicada a tortura, mortes e desaparecimento.

Sérgio Camargo

Sérgio Camargo foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Cultural Palmares ontem (31), em publicação no Diário Oficial da União assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Camargo, conhecido por se posicionar contra pautas do movimento negro e por se definir como negro de direita, filiou-se ao Partido Liberal, sigla do presidente Jair Bolsonaro, esta semana, assim como o agora ex-secretário especial da Cultura, Mário Frias, e o secretário de fomento, André Porciuncula.

Audiência

Com o intuito de discutir a cobrança sobre políticas públicas que existem no município e suas efetivações, bem como a apresentação de demandas relacionadas às mulheres, a Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher realizou, na tarde de quarta (30), uma audiência pública para discutir o tema. A comissão foi presidida pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) e tem como membro o vereador Petrônio Lima (Cidadania).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/