Ponto e Vírgula 01/09/2022

Ponto e Vírgula 01/09/2022

Sobe - Feira de Santana por reduzir em 19,5% casos da dengue, zika e chikungunya.

Desce - Filho e nora por agredirem mulher arrancando-lhe a orelha de maneira perversa

Exonerado

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Feira de Santana, de ontem (31), a exoneração do secretário de Comunicação, Edson Borges. Gozando de férias durante o mês de agosto, o jornalista já havia pedido para deixar a pasta desde julho, o que agora passa a ser oficial. Assume a pasta interinamente a jornalista Renata Maia, atual diretora do Departamento de Publicidade, da Secom, que acumulará os dois cargos.

A vice

O Ministério Público Federal se manifestou, ontem (31), contrário ao pedido de impugnação da candidatura de Ana Coelho (Republicanos) à vice-governadora na chapa de ACM Neto (UB). Os pedidos foram abertos após pedido de Kléber Rosa (Psol), também candidato ao governo, e por Leandro de Jesus (PL), candidato a deputado estadual. O órgão se pronunciou para que a impugnação seja rejeitada e, consequentemente, o registro da candidatura de Ana Coelho seja deferido.

Otto

Em suas peças de propaganda na TV, o senador Otto Alencar (PSD), que busca a reeleição, tem apostado em sua proximidade com o candidato à presidência e ex-presidente Lula (PT). Durante as inserções, o próprio Lula elogia Otto: "Meu querido companheiro Otto Alencar, senador e futuro senador, a gente vai derrotar o ódio e a gente vai trazer amor. Viva ao povo baiano, viva o povo brasileiro".

Turismo

O candidato ao Governo da Bahia, João Roma (PL), criticou a gestão de Rui Costa (PT) no estado durante a pandemia. Em entrevista à Rádio Imprensa Digital FM, o ex-ministro da Cidadania acusou o governo estadual de não reduzir impostos sobre o setor, durante o pico da pandemia de Covid-19. "Pelo contrário, o setor do turismo ainda teve uma nova taxação após o presidente Bolsonaro ter conseguido reduzir na marra a alíquota do ICMS sobre combustíveis", disse Roma.

Armas

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir a circulação de pessoas armadas nos locais de votação no primeiro e no segundo turnos das eleições, que serão realizados nos dias 2 e 30 de outubro. Conforme a decisão, quem possui porte de arma não poderá entrar armado nas seções eleitorais ou permanecer armado no perímetro de 100 metros do local de votação. A restrição atinge os chamados CACs, grupo de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores que possuem registros legalizados de armamento e munição.

Candidaturas contestadas

Balanço indica que o Ministério Público Eleitoral questionou cerca de 800 registros de candidaturas de postulantes a vagas para presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital em todo o país. O MPE afirma que as contestações ocorrem por diversos motivos. Entre eles, estão suspensão dos direitos políticos; condenações criminais, por improbidade administrativa e por abuso de poder político e econômico; e demissão do serviço público em decorrência de processo administrativo.

Propaganda antecipada

Após decisão por 5 votos a 2 em sessão plenária realizada na terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu impor uma multa de R$ 5 mil a uma cooperativa por veiculação de propaganda antecipada em favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e à candidatura do ex-ministro João Roma (PL) ao governo da Bahia.

Eleições 2022

Com a presença do procurador-geral da República Augusto Aras e do vice-procurador eleitoral, o subprocurador da República Paulo Gustavo Gonet, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) se reuniu, na terça (30), na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília, para discutir o papel do MP brasileiro nas eleições 2022. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/