Ponto e Vírgula 02/02/2023

Ponto e Vírgula 02/02/2023

Sobe - Bahia é o estado do Nordeste com mais abertura de empresas.

Desce - Pessoas que insistem em ações preconceituosas e racistas

Pablo Roberto

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) evitou cravar a candidatura de Zé Ronaldo (UB) à prefeitura de Feira de Santana e afirmou que ainda falta "diálogo" para a definição de um nome para a disputa. Ao Bahia Notícias, o deputado citou que a "nomeação" do ex-prefeito para concorrer ao pleito em 2024 ainda é prematura, mas indicou que as conversas devem ser iniciadas ainda neste ano. "O que não pode é todo mundo ficar calado e só um nome tomar a decisão, quero muito que as discussões comecem ainda esse ano", disse o deputado.

Deputados empossados

É oficial. Feira de Santana tem três deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia e um federal na Câmara dos Deputados. Agora, Binho Galinha (Patriotas), Pablo Roberto (PSDB), José de Arimateia (Republicanos) e Zé Neto (PT). Representarão Feira nas assembleias. Que façam um bom trabalho.

Acordo do PP

O acordo que fez o PP retornar à base governista na terça (31), foi fechado após uma série de conversas que envolveram a bancada do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o chefe de gabinete do governo Adolpho Loyola (PT) e o secretário das Relações Institucionais do estado Luiz Caetano (PT). Na costura, ficou definido, como condicionante para a volta da aliança, que o deputado federal João Leão (PP) deixaria em definitivo a presidência do partido na Bahia.

Apoio

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) viu com bons olhos a volta do PP para a base do governo de Jerônimo Rodrigues. Para ele, o retorno da sigla para o seu grupo político "coroa a figura e o simbolismo do governador Jerônimo". "Eu acho que a vinda do PP coroa a figura e o simbolismo do governador Jerônimo, um homem do diálogo, aberto, amplo", declarou Angelo, em conversa com a imprensa na tarde desta quarta-feira (1º).

CPI

Com o início da nova legislatura e a mudança na composição do Senado, os pedidos de criação de comissões parlamentares de inquérito ainda não instaladas voltam à estaca zero. Os requerimentos lidos em Plenário ao longo de 2022 e em anos anteriores seguiram para o arquivo. É o caso do pedido de criação da CPI para investigar o Ministério da Educação (MEC).

UPB

Em um dia de grandes homenagens e de balanço da atual gestão da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi entregue a reforma e ampliação de setores da entidade, com a presença de autoridades e das prefeitas e prefeitos baianos. As intervenções no prédio da UPB, fundado em 1983, tiveram como objetivo proporcionar mais comodidade aos gestores que buscam atendimento e fazem reuniões na instituição, além de melhorar as condições de trabalho da equipe técnica.

Conceição do Almeida

O prefeito de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, Adailton Campos Sobral, Ito de Bega (PSD), teve uma denúncia rejeitada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Nesta terça-feira, dia 31, a Corte não considerou uma denúncia do Ministério Público do Estado (MP-BA) que tinha acusado o gestor de contratações irregulares entre 2018 e 2019. Conforme a denúncia, Ito de Bega contratou temporariamente 578 pessoas, "sem previsão legal, sem prévio concurso e sem justificar essa eventual necessidade de excepcional interesse público".

Cadastro de armas

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, ontem (1º), que todas as armas no país sejam registradas no sistema da Polícia Federal, conhecido como Sinarm (Sistema Nacional de Armas). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta e assinada pelo ministro Flávio Dino. O texto dá 60 dias para que seja feito o cadastro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/