Ponto e Vírgula 02/03/2023

Ponto e Vírgula 02/03/2023

Sobe - Fundação Hospitalar de Feira de Santana por lançar campanha de prevenção ao câncer de colo do útero.

Desce - Vereador do Rio Grande Sul, por falas xenofóbicas contra baianos, que foram explorados em trabalho escravo naquele Estado.

Preocupação

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) mostrou-se preocupado com a situação das vítimas de trabalho análogo à escravidão que atuavam em vinícolas e propriedades rurais, no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Dos 207 resgatados, nove são gaúchos e 198 baianos, sendo 16 de Feira de Santana. Já no solo baiano carecem de apoio governamental, entende Binho. "Nós defendemos que haja assistência psicológica e social, para que possam ter uma vida digna", argumenta Binho Galinha.

PEC kamikaze

Antiga aliada e hoje forte opositora de Jair Bolsonaro (PL), a ex-deputada Dayane Pimentel (UB) atribuiu a responsabilidade pela reoneração dos combustíveis a estratégias eleitoreiras frustradas do ex-presidente para tentar garantir a reeleição. A retomada da cobrança de impostos da gasolina e álcool foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). "A PEC Kamikaze, de Bolsonaro, trouxe a conta", disse a parlamentar na quarta-feira (1º), no Twitter. "Você, gado minion, pensou que o cabresto sairia de graça?!", completou Dayane, ironizando os bolsonaristas, a quem atribui adjetivos pejorativos.

Alarmantes

O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, criticou os altos índices de violência registrados na Bahia. De acordo com o Monitor da Violência, o estado lidera o número de mortes violentas, pelo quarto ano consecutivo, de todo o país. Em publicação nas redes sociais, o ex-prefeito classificou os números como "alarmantes", e que é preciso uma reação imediata do Governo do Estado a fim de solucionar os graves problemas da segurança pública na Bahia.

CPI

O senador Jaques Wagner (PT) fez uma crítica a uma nova tentativa de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Conforme o líder do governo no Senado, a iniciativa pode tirar o foco do Congresso de pautas mais importantes, bem como a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal. "Eu entendo que devemos usar CPIs para apurar coisas que efetivamente possam contribuir com a sociedade. Acho que os fatos de 8 de janeiro, com muita tristeza, já estão esclarecidos", disse Wagner.

Justificativas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou um total de 13.436.486 justificativas de eleitores brasileiros durante as eleições do ano passado. Deacordo com a Corte, a quantidade é 14,7% menor do que a verificada em 2018, quando foram apresentadas pouco mais de 15,7 milhões de justificativas. No 1º turno: 6,9 milhões, no 2º turno: 6,4 milhões.

Avaliação

40% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, 28% das pessoas avaliaram a gestão do petista como ruim ou péssima. Os dados constam na pesquisa Radar Febraban de fevereiro, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Ipespe. A administração do petista à frente do Brasil completa dois meses, nesta terça. De acordo com o levantamento feito pela pesquisa, a aprovação ao governo Lula chega a 51% e a desaprovação 36%. Ao todo, segundo o levantamento, 49% dos brasileiros acreditam que a gestão será ótima ou boa ao longo deste ano.

Educação política

O Projeto de Lei 268/23 inclui, como temas transversais nos currículos da educação básica (formada por educação infantil, ensino fundamental e médio), a educação política e financeira. Apresentado pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), o texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A proposta também inclui, entre as diretrizes a serem observadas nos conteúdos curriculares da educação básica, o desenvolvimento de ações para a construção do conhecimento dos sistemas e processos políticos.

Jogos online

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo federal tributará jogos de apostas na internet para compensar a correção feita na tabela do Imposto de Renda da pessoa física. "Já falei com o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva), ele é a favor, porque jogo no mundo todo é tributado, no Brasil não é", disse.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/