Ponto e Vírgula 04/02/2023

Ponto e Vírgula 04/02/2023

Sobe - Lutadora feirense, Cris lima, que com 17 anos, desponta como nova promessa do MMA baiano.

Desce - Pessoas que abandonam pneus velhos nas ruas de Feira de Santana. A prefeitura recolheu 215 toneladas em 8 meses.

Convite

Os empresários feirenses terão a oportunidade de conhecer as inovações tecnológicas de Israel. Na próxima segunda-feira (6), às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), acontecerá uma palestra do jornalista e empresário israelense Marcos L. Susskind. O convite é do presidente da entidade, Genildo Melo, e demais membros da diretoria.

Cobrança

Os recursos destinados à pavimentação de oito trechos de ruas do bairro Mangabeira e para a construção de uma unidade de saúde (PSF I e II) no bairro Conceição, já estão garantidos no orçamento federal. No entanto, ainda falta definição do governo municipal sobre o início das obras, apesar da necessidade urgente de melhorias nessas localidades. A questão foi abordada pelo vereador Lulinha (UB), ao cobrar uma intervenção da SOMA. De acordo com Lulinha, já há emendas do ex-deputado federal, José Nunes, para a realização de calçamento em diversas localidades de Feira de Santana, a exemplo da Santa Rita, a Mantiba, Rua Caturama, Maravilha, Maraú e Serra Azul (no Santo Antônio dos Prazeres).

Na base

"Já subi na tribuna e divergi sobre a administração, mas sempre disse que sou da base governista". A afirmação é do vereador Edvaldo Lima (MDB), que ratifica sua permanência no grupo de aliados do prefeito Colbert Martins. Ele disse que apenas critica aspectos e decisões que não concorda. Segundo o parlamentar, esta é uma forma de chamar a atenção do gestor para problemas existentes no município e contribuir para que sejam solucionados. Se é assim, tá bom…

Uma certeza

Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou "ativamente" dos atos antidemocráticos realizados por seus apoiadores no último dia 8 de janeiro, quando as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Federal e do Supremo Tribunal Federal foram depredadas em protesto contra a posse do petista. "Tenho certeza de que o Bolsonaro participou ativamente disso, e ainda está tentando participar. Ou seja, ele é um cidadão quase psicopata, ou seja, esse cidadão não pensa, ele não raciocina, ele vomita as coisas, com o maior desrespeito do mundo, com a maior falta de objetividade e de sinceridade do mundo", afirmou.

Jaques Wagner

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT) calcula que a base do presidente Lula, na Casa, terá mais de 50 senadores. A projeção é maior que o placar alcançado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao se reeleger presidente do Senado, na quarta-feira (1º). Wagner diz, porém, que seu cálculo não se baseia diretamente no placar da eleição de Pacheco, mas nas conversas de bastidores com senadores. Pacheco foi reeleito na quarta-feira (1º), com a ajuda direta do Palácio do Planalto, que entrou em campo na véspera para virar votos. O presidente do Senado foi reeleito por 49 votos a 32, derrotando o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), seu único adversário na disputa.

Força

O presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, comentou sobre os resultados das eleições na Bahia, quando o seu aliado e secretário-geral do partido, ACM Neto, no segundo turno, foi derrotado nas urnas pelo petista Jerônimo Rodrigues. Ele afirmou que os números expressivos mostram a força de Neto no território baiano. "Ele teve uma votação expressiva. Então, ele não perdeu nada. Política é isso: só ganha um. O regime democratico é o que eu mais defendo. Quantas vezes eu tive sucesso e quantas vezes eu tive insucesso? Aqui na Câmara eu fui muito feliz, porque toda vez que eu me candidatei, ganhei. Só que nem sempre acontece isso. Quem é que sabe se eu não vou perder as próximas eleições?", disse.

Dupla cidadania

A uma jornalista do Corriere Della Sera, de Milão, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse que pela legislação italiana, ele teria direito a dupla cidadania. Entretanto, não deixou claro se pensa em fazer o pedido. "Pela legislação, eu sou italiano, eu tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que sou italiano", declarou o ex-mandatário. Quando perguntado sobre solicitar a cidadania, ele declarou: "Pouquíssima burocracia e cidadania plena". Bolsonaro nasceu no município de Glicério, no estado de São Paulo, e argumenta ser neto de um casal de Pádua, no norte da Itália. Os seus filhos Eduardo e Flávio fizeram a solicitação da dupla cidadania em novembro de 2020.

Presença

No dia da posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia, quem não deixou de marcar presença foi o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). O chefe do executivo feirense esteve com o ex-procurador, Moura Pinho, no gabinete do deputado Pablo Roberto (PSDB), em que contou também com a presença do vereador Jurandy Carvalho (PL). Colbert cumprimentou também os outros três feirenses empossados, Binho Galinha (Patriota), Angelo Almeida (PSB) e José de Arimatéia (Republicanos). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/