Ponto e Vírgula 05/09/2023

Ponto e Vírgula 05/09/2023

Sobe - Equipe de Neurocirurgia do Hospital Clériston Andrade, por realizar procedimento inédito na Bahia, em paciente com Aneurisma Cerebral.

Desce - STF por formar maioria e abrir caminho para volta do imposto sindical.

Ungidos

Um dos pastores da igreja Assembleia de Deus aqui, em Feira de Santana, informou a essa coluna, que na reunião de obreiros, no último domingo (3), a mesa diretora da denominação e o corpo de obreiros chegaram a um denominador comum, para a indicação dos dois nomes que representarão o segmento na eleição para vereador em 2024. Mais uma vez, as escolhas recaíram nos nomes do vereador Edvaldo Lima (MDB) e o ex-vereador Cadmiel Pereira (UB).

Passado

Edvaldo, em 2020, preferiu disputar a eleição pelo MDB, buscando assim segurança eleitoral, já que, o partido já se destacava com a possibilidade de eleger três ou quatro vereadores. Elegeu quatro. Na época, recebeu convite para disputar pelo DEM, hoje, União Brasil, que elegeu três. Cadmiel está no União Brasil, partido que, com 5 mil votos, garante eleição.

Sugestão

Domingo (3), na minha participação no programa de Silvério Silva, na Sociedade News, sugeri que políticos experientes e com bom conceito na cidade se lancem candidatos a vereador. Antecipei logo, que já tinha dado minha cota de contribuição, já que fui vereador eleito no ano 2000, e elenquei, Sérgio Carneiro, ex-deputado e ex-vereador em Salvador, ex-deputado Carlos Geilson, professora Anaci Paim, ex-deputado Tom, ex-secretária de governo, Liu. Todos eles, liderados pelo prefeito Colbert Martins (MDB), e ainda indiquei o suplente de deputado federal José Chico (UB). Se articularem bem, um deles poderá ser o presidente da Câmara. A indicação foi feita.

Negou

O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, negou pedido da presidente da Câmara de Vereadores, Eremita Mota (PSDB), em uma ação judicial, que discutia o valor do repasse feito pelo Poder Executivo, a título de duodécimo, à Casa Legislativa. Na decisão, prevaleceu os argumentos do Governo Municipal que tem como prefeito Colbert Martins da Silva Filho (MDB).

Negou I

Eremita Mota arguiu na ação ilegalidade praticada pelo prefeito Colbert Martins (MDB), afirmando que a Câmara de Vereadores estava enfrentado dificuldades financeiras, em razão da exclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no cálculo do duodécimo repassado pelo Município. Na decisão, o juiz Nunisvaldo dos Santos levou em considerações as informações prestadas pelo Governo Municipal, com base em dados colhidos junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Empréstimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de cerimônia comemorativa de programas de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE). Citando a baixa inadimplência dessas carteiras, Lula afirmou que os bancos não podem ter medo de emprestar para as pessoas mais pobres. "É preciso convencer a maioria dos economistas desse país de que é possível. Quando digo que a melhor coisa que a gente fez nesse país foi colocar o pobre no orçamento, a melhor coisa que a gente fez nesse país foi dar vez e voz a quem não tinha nem vez e nem voz", destacou Lula.

STF

A ala baiana do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto entre ministros quanto para parlamentares da base aliada, tem demonstrado apoio ao nome do presidente doTCU, Bruno Dantas, para uma vaga no STF. De acordo com a publicação, no lançamento de um livro, de Bruno Dantas, na biblioteca do Senado, na última terça-feira (29/8), estiveram presentes o ministro da Casa Civil Rui Costa, os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD).

União Brasil

As confusões internas no União Brasil podem resultar em mudanças significativas na alta cúpula do partido. Se depender da ala oriunda do antigo DEM no partido, a previsão é que até o início das eleições municipais de 2024, o presidente da sigla, Luciano Bivar, e o vice-presidente, Antônio Rueda, deixem os cargos. O UB é uma sigla formada pela fusão dos antigos Democratas e Partido Social Liberal (PSL), e vive uma batalha interna entre o ex-prefeito de Salvador e atual secretário-geral, ACM Neto, e o deputado federal Luciano Bivar. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/