Ponto e Vírgula 07/02/2023

Ponto e Vírgula 07/02/2023

Sobe - Bahia de Feira, por ter conseguido sua primeira vitória no campeonato baiano.

Desce - Briga generalizada no jogo entre Atlético Paranaense e Curitiba.

Reconstrução

O chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), usou as redes sociais para falar sobre as demandas da semana nas solenidades de abertura do ano no Judiciário e no Legislativo. O ex-governador da Bahia, disse que destacou a defesa da democracia e projetos para a reconstrução do país. "Esta semana, durante as solenidades de abertura do ano no Judiciário e no Legislativo, destaquei a relação entre os Três Poderes na defesa da democracia e dos grandes projetos em nome da reconstrução do Brasil sob a liderança do presidente Lula. Seguiremos atuando firme para reconstruir um amplo diálogo com nossas instituições e os diversos segmentos do país", escreveu.

Juventude

Procurado pelo site Bahia na Política, após declaração de um Ronaldista que afirma que o Deputado Estadual, Pablo Roberto (PSDB), pode esperar para lançar sua candidatura a prefeito de Feira em 2028, por conta da sua idade, o parlamentar rebateu que "na política a fila não é organizada apenas pelo critério juventude e sim viabilidade que reúne vários fatores, a exemplo de experiência na vida pública e apoio de lideranças que acreditam na renovação", disse. Pablo afirma que faz parte do mesmo grupo de José Ronaldo (UB), e que "as conversas ainda não começaram, mas o grande desafio do nosso grupo é continuar unido, com vistas a sairmos vitoriosos em 2024", conclui.

Desenvolvimento aéreo

Líder do PSB na Câmara, o deputado Felipe Carreras (PE) quer criar a Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil com objetivo de ampliar a malha regional e reduzir o preço das passagens aéreas. A ideia é que o grupo tenha alinhamento com o Ministério de Portos e Aeroportos, comandado pelo colega de partido de Carreras, Márcio França. A frente ouviria órgãos reguladores, representantes do setor, entidades e a sociedade civil para aprimorar a legislação da área. Também atuaria para baixar o preço das passagens.

Fake News

A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou nota para esclarecer que não é verdade que o procurador-geral da República, Augusto Aras, tenha se manifestado pela retirada das palavras "pai" e "mãe" das certidões de nascimento feitas pelos cartórios de registros civis de todo o país. Ao divulgar a íntegra do parecer de Aras, a PGR ressalta que o documento diz apenas que os documentos públicos devem prever espaço para atender famílias homoparentais (com casais do mesmo sexo), conforme já reconhecido pelo STF e regulamentado pelo CNJ.

Agrotóxicos

A Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA), pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), registrou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) bateu o recorde da gestão que mais liberou agrotóxicos ao mercado. De acordo com o levantamento, entre 2019 e 2022, foram liberados ao todo 2.182 defensivos agrícolas. Entre eles, 98 inéditos. Destes 2.182 agrotóxicos, 1.816 são categorizados como químicos e 366 como biológicos, ou seja, menos prejudiciais ao meio ambiente.

Ex-primeira-dama

O senador Humberto Costa (PT), comunicou através de suas redes sociais que irá mover ações contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por ela supostamente ter se envolvido em um esquema de corrupção e praticado assédio moral, assim como apropriação indébita. As denúncias à respeito de Michelle foram divulgadas por meio de uma matéria do portal Metrópoles, entre elas, é citada a participação de Michelle em um esquema de rachadinha e casos de assédio contra servidores do Palácio do Planalto.

Dória

O ex-governador de São Paulo, João Doria, descartou qualquer possibilidade de voltar à política. Segundo Dória, ele tem se dedicado exclusivamente à vida privada. "Apertei o botão, deletei a vida política, e vou me dedicar inteiramente à vida privada. Esse é o lugar onde pretendo continuar permanentemente. Não tenho nenhum desejo de retornar à vida pública", declarou, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais 152 pessoas por participação nos atos golpistas ocorridos na sede dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal (DF). A queixa foi feita entre 31 de janeiro e 2 fevereiro. Na ação, é solicitado que os presos paguem uma indenização mínima devido aos "danos morais coletivos evidenciados". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/