Ponto e Vírgula 07/03/2024

Ponto e Vírgula 07/03/2024

Sobe - Câmara de Feira por dedicar sessão à reflexão sobre a importância da mulher na sociedade e as formas de prevenção e combate à violência de gênero.

Desce - Parlamento brasileiro por não avançar em matérias de grande relevância para a nação, como a prisão em segunda instância, mas considerarem pautas de pouca relevância como datas comemorativas.

Alagamentos

A obra de duplicação da BA-502, no trecho que liga Feira de Santana, ao município de São Gonçalo dos Campos, contribui para o alagamento de bairros e conjuntos feirenses na região, especialmente o Parque Panorama, segundo registro feito por moradores, advertiu hoje (6), na Câmara, o vereador Lulinha (UB). Ele disse que as pessoas observam a obstrução de vários locais para escoamento das águas pluviais, após as intervenções feitas pelo Governo do Estado. Na sessão de quarta-feira (06), o parlamentar cobrou da Embasa o desbloqueio das vias de escoamento.

Licitação

A obra de duplicação da BA-502, no trecho que liga Feira de Santana ao município de São Gonçalo dos Campos, contribui para o alagamento de bairros e conjuntos feirenses na região, especialmente o Parque Panorama, segundo registro feito por moradores, advertiu ontem (6), na Câmara, o vereador Lulinha (UB). Ele disse que as pessoas observam a obstrução de vários locais para escoamento das águas pluviais, após as intervenções feitas pelo Governo do Estado. O parlamentar cobrou da Embasa o desbloqueio das vias de escoamento.

Pedido negado

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido de um instituto para libertar os presos pelos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Kassio, indicado à corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não é o relator dos inquéritos relacionados aos atos golpistas, e sim o ministro Alexandre de Moraes.

Politização do G20

A falta de consenso para um comunicado conjunto na reunião de finanças do G20 acendeu o alerta no governo Lula (PT). Há temor de que discordâncias entre as delegações em relação às guerras na Ucrânia e em Gaza possam contaminar os próximos encontros do grupo das maiores economias do mundo. Na presidência do G20, o Brasil será ao longo do ano anfitrião de dezenas de reuniões preparatórias.

Ex-assessor

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, Filipe Martins, ex-assessor bolsonarista que foi preso sob a suspeita de tramar um golpe de Estado, alegou preocupações com a segurança e foi transferido de cela, no Complexo Médico Penal de Pinhais, em Curitiba. A administração do presídio confirmou a informação à coluna. Após o pedido da defesa, Martins deixou a cela que dividia com outros detentos e passou a ocupar um espaço individual. O ex-assessor parlamentar ficou um período preso, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e foi transferido para Pinhais, conhecido como o presídio da Lava Jato, no dia 23 de fevereiro, aponta a coluna de Amado.

Michelle Bolsonaro

O bom desempenho de Michelle Bolsonaro em pesquisas internas do Partido dos Trabalhadores (PT), surpreendeu lideranças da legenda, no Paraná. Nos bastidores, petistas avaliaram que a ex-primeira-dama tem recebido destaque em cidades consideradas redutos eleitorais do PT, no Estado para a eventual disputa pela vaga de Sérgio Moro (União), no Senado. Informações da coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, levantamentos internos do partidos apontam que Michelle teria alcançado 20% das intenções de voto em municípios que computaram votos a deputados petistas em 2022.

Mauro Vieira

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), e o chanceler Mauro Vieira acertaram que o ministro comparecerá a uma audiência no colegiado em 14 de março. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Segundo a publicação, a data foi combinada em um almoço, na terça-feira (5), do qual também participaram a secretária-executiva do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha, e os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso, e Fernando Farias (MDB-AL).

Depoimentos

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso aos depoimentos dados à Polícia Federal (PF) pelos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, de acordo com informações da Agência Brasil. Ambos foram ouvidos no âmbito do inquérito que apura uma trama golpista que teria se desenvolvido no núcleo do governo federal, durante a segunda metade de 2022, cujo objetivo seria impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito naquele ano.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/