Ponto Vírgula 17/10/2025

Ponto Vírgula 17/10/2025

 SOBE - UPB, por planejar encontro estratégico com a FECBAHIA, FIEB e o Governo do Estado, em prol do fortalecimento das pautas dos municípios. 

DESCE - Gabriel de Parísio (MDB), prefeito de Wenceslau Guimarães, por ser preso por posse ilegal de arma de fogo e João Vitor Laranjeira (PSD), conhecido como Dr. João Vitor, prefeito de Riacho de Santana, por ser afastado do cargo pelo STF. 

Moraes x Eduardo 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Defensoria Pública da União (DPU), assuma a defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no processo sobre o "tarifaço" dos Estados Unidos contra o Brasil. A decisão foi tomada após o parlamentar não apresentar defesa prévia à denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Lula e pastores 

O presidente Lula (PT), recebeu o bispo Samuel Ferreira e outros representantes da Assembleia de Deus Ministério de Madureira. Realizado no Palácio do Planalto, o encontro teve a participação do deputado federal Cezinha da Madureira (PSD-SP), da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e do advogado-geral da União, Jorge Messias, evangélico e favorito a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal). Em uma rede social, Gleisi afirmou que o grupo orou pelo Brasil e pelo presidente. 

Roberta Santana 

O deputado Marcinho Oliveira (PRD) propôs, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a concessão da Comenda 2 de Julho, à secretária da Saúde da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana. Na justificativa, o parlamentar ressaltou que a homenagem é "em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Bahia", tanto como servidora pública quanto como atual titular da Secretaria da Saúde (Sesab). Marcinho destacou ainda que Roberta Santana teve papel decisivo, no enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

Candidatíssimo

O senador Jaques Wagner (PT), voltou a afirmar que é "candidatíssimo" e não vai recuar do seu intento de disputar a reeleição em 2026, nem mesmo para desatar o nó que há na base governista quanto à composição da chapa majoritária. Assim como ele, o senador Angelo Coronel (PSD), também sustenta que vai para a disputa. O impasse mora na pretensão do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de chegar à casa alta do Congresso Nacional, o que obrigaria o recuo de Coronel ou de Wagner. 

Saúde de Barroso 

O ministro Luís Roberto Barroso teve alta do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde estava internado desde quarta (15). Na reta final no STF (Supremo Tribunal Federal), ele tenta reduzir seu acervo de processos e retomar julgamentos que interrompeu nos últimos meses. Tem até este sábado (18), data do início de sua aposentadoria, para concluir a tarefa. Barroso conciliou a análise dos processos com agendas com autoridades e amigos e confraternizações até ser internado com suspeita de virose. Ele recebeu alta ontem, por volta de 12h45. 

Não tem viés político 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), negou que a Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, tenha um caráter político, como pregam figuras da oposição aqui na Bahia. Na última terça-feira (14), mais um nome ligado ao União Brasil, o deputado federal Dal Barreto, foi alvo da operação. Ele foi abordado pela PF, no Aeroporto de Salvador e teve o celular apreendido. Endereços ligados ao deputado também foram alvo e, ao todo, a corporação cumpriu oito mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Brasília, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. 

Pacheco 

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um dos nomes cotados para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou, ontem (16), a jornalistas que se sente honrado com o apoio de colegas da Casa, mas que "não tem como fazer especulações" sobre quem ocupará a cadeira aberta após o anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Ele acrescentou se tratar de uma decisão "exclusiva do presidente Lula, que deve ser respeitada, seja ela qual for". "Me lembro do ministro [do STF] Flávio Dino dizendo, e parafraseando alguém, que não se faz campanha para isso, mas ao mesmo não se recusa um convite. Esta é a lógica", disse.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/