Ponto e Vírgula 07/07/2022

Ponto e Vírgula 07/07/2022

Sobe - O 35º Batalhão de Infantaria de Feira, que comemorou terça (5), 54 anos de existência.

Desce - Pessoas que divulgaram fake news de vídeo com o prefeito Colbert sobre uma suposta isenção na cobrança do aluguel do Shopping Popular. A prática é criminosa.

Convocação

Um requerimento foi elaborado pela Casa da Cidadania convocando o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, e a nova procuradora do município, Caroline Suzart Cotias Freitas, que substituiu o advogado Carlos Alberto Moura Pinho. O objetivo é obter informações acerca da nomeação da profissional de direito, em oitiva presencial na Casa. Eu não acredito!

Convocação I

Nos últimos dias, a Câmara votou e rejeitou a indicação do prefeito quanto à recondução de Moura Pinho ao cargo e, por conta disso, houve a nomeação da procuradora. No entanto, através do Decreto Individual n° 318/2022, a nomeação é para responder interina e cumulativamente pelo cargo. Diante disso, os questionamentos constantes no documento visam saber da procuradora quem lhe dá ordens, qual a rotina da procuradoria e, também, quais são os processos em que o município é parte. Meu Deus do céu, se ela é a procuradora, ela é quem da ordens a sí mesma! Se ela ocupa o cargo máximo...

Convenções

Entre os partidos que concorrerão ao governo do Estado da Bahia, apenas o PT e o PL já definiram as datas de suas convenções para homologar as candidaturas, cujo prazo, pela legislação eleitoral, vai dos dias 20 de julho e 5 de agosto. Os petistas devem aguardar o tempo limite e farão a convenção em que deve ser oficializada a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 5 do próximo mês.

Encontro

Um encontro recente entre o pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), e o senador Jaques Wagner (PT), no gabinete do petista, divulgado pelo colunista Lauro Jardim, não foi o único entre os políticos. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, os parlamentares se encontraram pelo menos mais uma vez, e teriam firmado um "acordo de cavalheiros" com foco nas eleições baianas de 2022.

Mesários

A Justiça Eleitoral começou a convocar ontem (5), os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro. No pleito deste ano, cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos. As pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail.

Compensação

Durante a mobilização nacional de prefeitos, que ocorre em Brasília nesta terça-feira (5), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, e lideranças municipalistas entregaram ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), um documento com a pauta prioritária dos municípios brasileiros. Os gestores demonstram preocupação com uma série de medidas que estão em curso no Congresso Nacional e anualmente podem retirar R$ 73 bilhões da receita corrente líquida dos municípios.

Suplementação

O anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT) de que existe a possibilidade de não haver suplementação neste ano por causa da queda de arrecadação provocada pela lei que limita a cobrança na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não caiu bem aos ouvidos do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD).

Ministros

A três meses das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrou, durante reunião na terça-feira (5), mais engajamento de seus ministros na disputa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro no Palácio do Planalto teve clima de tensão e foi marcado pelas cobranças do chefe do Executivo. Bolsonaro afirmou que é necessário haver mais empenho e um maior alinhamento no discurso dos integrantes da Esplanada. Ele também determinou aos auxiliares que defendam o governo como um todo -e não falem apenas sobre atribuições de suas respectivas pastas.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/