Ponto e Vírgula 07/10/2021

Ponto e Vírgula 07/10/2021

Sobe - Estudante feirense, Luiza Conceição, que foi premiada com bolsa de estudos na Inglaterra após ter escrito uma das melhores redações em inglês, em competição.

Desce - Política econômica do governo federal, que tem sido incapaz de conter a escalada da inflação, que apontou aumento significativo na cesta básica.

Dayane

A leitura da deputada federal Dayane Pimentel (PSL) é de que o cenário eleitoral na Bahia para a disputa ao governo em 2022 não tem espaço para uma terceira via. Mesmo que esse seja o desejo do presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos). O presidente já afirmou que Roma, que está licenciado, mas é deputado federal, é o "nome dele no estado" e tem reforçado as especulações para a candidatura ao governo baiano para ser o palanque de Bolsonaro no estado no pleito. Segundo Dayane, "querer não é poder e Bolsonaro não tem força suficiente para mudar o tabuleiro baiano".

Denúncia e resposta

Respondendo ao episódio de ontem (6), pela manhã, onde o vereador Paulão fez grave denúncia envolvendo o prefeito e o procurador Moura Pinho. O prefeito Colbert Filho emitiu nota ontem mesmo, considerando a denúncia "irresponsável, criminosa e fantasiosa". E completou: "Não há nenhuma verdade nisso e estou pronto para reagir à altura contra o vereador, por meios judiciais, tão logo chegue ao nosso conhecimento o teor formal da denúncia. É lamentável que alguns vereadores cheguem a um nível tão baixo para tentar me atacar".

Presente

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, participou na manhã de ontem (6), da convenção nacional que oficializou a fusão entre o DEM e o PSL: União Brasil. O evento, realizado em Brasília, contou ainda com outros nomes conhecidos dos baianos como Antônio Elinaldo, prefeito de Camaçari.

Devolveu

O processo envolvendo uma ação do ex-vereador Alberto Nery (PT), em que solicita a cassação do diploma e perda do mandato do vereador Correia Zezito (Patriota), será devolvida ao juiz de origem, depois do TSE negar agravo. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, por meio do ministro Luis Felipe Salomão, determinou o retorno dos autos ao Juízo de origem, em Feira de Santana, por compreender que o processo ora analisado apresenta um mínimo suporte probatório, entendendo inexistir amparo legal. Decisão que já tinha sido decidido também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). (Fonte: Bahia Na Política).

Cofres públicos

O ex-prefeito de Carinhanha, Geraldo Pereira da Costa, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) a devolver a quantia de R$ 334.650,00 aos cofres públicos por irregularidades constatadas na prestação de contas. O valor será acrescido de correção monetária e juros de mora.

Competência

Levantamento da Genial Investimentos com a Quaest Consultoria apontou que a maioria dos eleitores brasileiros acham que o ex-presidente Lula (PT) tem mais competência para resolver os problemas econômicos do país que o presidente Jair Bolsonaro. Segunda a consulta, publicada pelo jornal Correio Braziliense, 44% dos entrevistados dizem que confiam mais em Lula para tirar o Brasil da crise - um reflexo das políticas adotadas pelo petista, quando mais de 50 milhões de pessoas foram incorporadas ao mercado de consumo.

ICMS

Representantes dos estados e municípios defendem a rejeição da proposta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que o ICMS (imposto estadual) incida sobre o preço médio dos combustíveis nos últimos dois anos. A medida foi apresentada por Lira a líderes governistas e da oposição para reduzir o valor da gasolina.

Mandetta

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se colocou à disposição do novo partido "União Brasil", que vai nascer da fusão de DEM e PSL, para ser uma opção de candidato à presidência da República. Mas, Mandetta ao mesmo tempo adota um tom cauteloso e diz que a discussão sobre o tema acontecerá posteriormente.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/