Ponto e Vírgula 07/10/2022

Ponto e Vírgula 07/10/2022

Sobe - Prefeitura de Feira por prorrogar prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto.

Desce - Estado da Bahia por liderar ranking de desempregados no Brasil.

A verdade

O deputado eleito Binho Galinha (Patriotas), atendendo a um pedido do partido, declarou apoio, na última quarta-feira, à candidatura de Jerônimo (PT) ao governo do Estado. É bom ficar claro que, Binho não pulou de lado, porque durante à campanha de deputado, na qual logrou êxito na eleição de 2 de outubro, ele não fez campanha para qualquer dos quatro candidatos e, de nenhum deles, recebeu qualquer tipo de suporte e/ou acompanhamento político. Os três principais fizeram entre duas e 3 carreatas, em Feira de Santana, mas Binho não participou de nenhuma delas. Também, durante suas caminhadas e carreatas, nenhum dos 4 candidatos a governador, lá estiveram. Liberto, portanto, acompanhou ao pedido do partido e observando, também, o tabuleiro político onde pretende acompanhar de perto na cidade de Milagres, encontrou esse que julga ser o melhor caminho, o apoio a Jerônimo, uma vez que o maior concorrente político dele naquela cidade é apoiado por ACM Neto.

Segundo turno

Na noite da última quarta-feira (5), o ex-prefeito José Ronaldo (UB), organizou uma reunião para tratar de estratégias de apoio ao candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB). Ronaldo estava ao lado do prefeito Colbert Martins (MDB), do vice-prefeito Fernando de Fabinho (UB) e do deputado reeleito, José de Arimatéia (Republicanos). A reunião contou com a presença de lideranças de Ronaldo.

Lulinha prefeito

O vereador Lulinha (UB), cogita candidatar-se ao cargo de prefeito nas próximas eleições municipais. A declaração foi dada pelo parlamentar na sessão da Câmara de Feira. "Todo político pensa em ajudar e defender a sua cidade. Eu tenho cinco mandatos de vereador, por que não sair, no futuro, como candidato?", disse.

Federação

Os rumores de uma aproximação entre PP e União Brasil foram confirmados pelo presidente nacional interino do Progressistas, Cláudio Cajado. Segundo o deputado federal reeleito, o movimento é um esforço para manter o "fortalecimento das duas siglas dentro do parlamento". Todavia, as conversas não são no sentido de uma fusão ou incorporação. "Fala-se de federação", explicou o parlamentar.

Aguardando o tramite

Recentemente o governador Rui Costa (PT) concedeu entrevista a um programa de rádio e anunciou ordens de serviços para três distritos de Feira de Santana: Tiquaruçu, Jaguara e Bonfim de Feira. O assunto repercutiu na Câmara Municipal e foi tema de diversos pronunciamentos de vereadores. Um deles, Professor Ivamberg (PT), garantiu que "as obras de Jaguara e Tiquaruçu já estão licitadas, bastando acontecer apenas o trâmite legal".

De volta

Após disputar sua segunda eleição no último dia 2 de outubro, a Major Denice Santiago retorna para suas funções na Polícia Militar da Bahia. A PM voltou a ser nomeada superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O ato foi publicado pelo governador Rui Costa (PT), no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (6). Candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Denice recebeu 33.980 votos e não conseguiu ser eleita.

Bancada evangélica

A bancada evangélica no Congresso Nacional ficou aquém dos 30% de parlamentares que o presidente do bloco, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), vislumbrou alcançar nesta eleição. No entanto, o grupo identificou 102 deputados federais e 13 senadores que devem engrossar suas fileiras na próxima legislatura. A meta era se aproximar do tamanho dos evangélicos na população, estimado nesses 30%. Membro da igreja de Silas Malafaia, Sóstenes diz que o grupo deverá ter tamanho similar ao da atual bancada e aponta motivos para a frente não ter crescido.

Pesquisa Ipec

A pesquisa do Ipec, indica vitória do ex-presidente Lula (PT) com 51% no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 4% indicam voto em branco ou nulo. Nos votos válidos, Lula recebe 55% e Bolsonaro 45% das intenções. A última simulação realizada pelo Ipec sobre o cenário de 2º turno, do levantamento divulgado no último domingo (1º), Lula aparecia com 52% dos votos enquanto Bolsonaro tinha 37%.

Fake news

A maioria dos anúncios pagos mais recentes da campanha do PT no Google são para combater fake news bolsonaristas. Ao todo, 86% desses conteúdos são destinados para rebater falsas acusações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dos quinze anúncios, apenas dois são relativos a propostas de governo. Um desses anúncios é de ataque ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o restante é para se defender de informações falsas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/