Ponto e Vírgula 01/05/2025

Ponto e Vírgula 01/05/2025

Sobe - Prefeitura de Feira, por realizar pré-micareta, valorizando os grandes artistas da Terra. 

Desce - PMs e advogada de Feira, por estarem entre os presos, da operação nacional contra o tráfico de drogas e armas. 

Jerônimo e deputados do PP 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na quarta-feira (30), que pretende manter a relação com deputados estaduais e federais do Partido Progressistas (PP), mesmo após a federação da sigla com o União Brasil, formalizada na terça (29), em Brasília. A união das legendas, que passa a valer nas eleições de 2026, tem como um de seus principais líderes o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), possível adversário de Jerônimo, na disputa pelo governo estadual. O governador citou nominalmente os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Cláudio Cajado como interlocutores próximos. Apesar da nova configuração da federação, Jerônimo sinalizou que pretende preservar o apoio de lideranças locais do PP e ofereceu partidos da sua base para que os parlamentares se realoquem e continuem alinhados ao governo estadual.

Saída descartada 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou em coletiva de imprensa, na terça-feira (29), que a possibilidade de sua saída do comando da pasta foi "totalmente" descartada. As declarações em meio ao escândalo de fraudes, no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e após o ministro ter dado seu depoimento, na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados sobre o caso. Segundo matéria do InfoMoney, na ocasião, Lupi foi questionado sobre a existência de alguma conversa sobre seu afastamento do ministério, ao qual Lupi respondeu "nenhuma", acrescentando ainda que, "quem tem que decidir sobre isso é o presidente [Luiz Inácio Lula [da Silva]. Eu sei que eu tenho a confiança dele e estou trabalhando para elucidar tudo o que tiver de errado", declarou.

Careca do INSS 

Apontado em investigação como "epicentro da corrupção ativa" e lobista profundamente envolvido no "esquema de descontos ilegais de aposentadorias", Antônio Carlos Camilo Antunes recebeu R$ 53,58 milhões de entidades associativas e de intermediárias, de acordo com a investigação da Polícia Federal. De acordo com relatório de investigadores, o pagamento ocorreu por meio de empresas de Antunes, conhecido como "Careca do INSS". Ele ainda teria repassado R$ 9,32 milhões a servidores e empresas ligadas à cúpula do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O empresário foi um dos alvos da operação Sem Desconto, deflagrada na última quarta-feira (23), para combater descontos irregulares nos benefícios de beneficiários.

Expectativa 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ontem (30), esperar que o PSDB possa migrar para sua base de apoio após a fusão com o Podemos, sigla que já integra o grupo. "Tenho muita confiança no Podemos, na unidade. Espero inclusive que o PSDB, que em alguns momentos já foi parceiro nosso, a gente possa contar com eles", declarou Jerônimo, mencionando o fato de o partido ter feito parte da coalizão que ajudou a eleger Jaques Wagner ao governo estadual, em 2006. Historicamente oposição ao governos petistas em nível nacional, a sigla tucana ocupa espaços, na gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e pode apoiar a provável candidatura do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), na disputa contra o petista, na eleição estadual de 2026.

Aliança com PDT 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na quarta-feira (30), que as conversas com o PDT estão avançadas e indicou que o partido deve integrar a base governista com vistas às eleições de 2026. A declaração foi dada após questionamentos sobre a saída de Andréa Mendonça, da Secretaria do Mar de Salvador, em meio a articulações políticas. Ela é irmã do deputado federal e presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior. Segundo o governador, a agenda de aproximação inclui uma reunião com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PDT ainda na quarta. "Vamos discutir as linhas, os eixos e o plano de trabalho que nos unirá na próxima caminhada. Fico feliz com isso e espero que a gente possa fazer uma agenda muito produtiva", disse.

Igreja Batista

A celebração dos 78 anos de fundação da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana e a entrega do Título de Cidadão Feirense ao Pastor Jamir Sbrana marcaram a noite de terça-feira (29), na Câmara Municipal. Com o plenário e a galeria lotados, a Casa Legislativa promoveu a dupla homenagem com direito a apresentação de coral, citações bíblicas e momentos de fé. A iniciativa foi do vereador Jorge Oliveira (PRD), que recepcionou os convidados ao lado do presidente Marcos Lima (União Brasil). Relatando memórias afetivas com a Igreja Batista, onde teve o seu enlace matrimonial com Rosely Vilela de Souza Silva formalizado, Jorge Oliveira destacou a trajetória de fé, amor e serviço da congregação, que se firmou como espaço de acolhimento, especialmente das pessoas em condição de vulnerabilidade. "O objetivo maior dos projetos sociais e das ações evangelistas é a promoção da dignidade humana", disse, ressaltando que esse trabalho tem à frente, há 16 anos, o Pastor Jamir Sbrana.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 03 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/