Ponto e Vírgula 13/08/2025
Sobe - Atuação do Procon de Feira de Santana, em reprensentar contra a Coelba junto ao Ministério Público, por folhas na prestação de serviço.
Desce - Empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, por ser preso em operação contra esquema bilionário de corrupção fiscal.
Mudança na Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, ontem, mudanças na composição do secretariado. As substituições acontecem nas pastas da Administração e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Secretaria de Administração, Rodrigo Pimentel, assume o lugar de Edelvino Goés. Já na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, até então chefe de gabinete de André Juazeiro, o substitui. "A mudança no secretariado é muito importante para a oxigenação da equipe", justificou o governador. "Só agradeço pelo trabalho de vocês e dou as boas-vindas", concluiu.
Marcius Gomes
É professor-doutor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi chefe de gabinete da Secti, diretor de Desenvolvimento Científico da mesma pasta e secretário Especial de Relações Internacionais da Uneb. Assume, agora, a titularidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.
Rodrigo Pimentel
Anunciado como o mais novo secretário de Administração da Bahia, Rodrigo Pimentel também é funcionário de carreira do Estado. Estava como diretor-geral do Detran-BA, e já havia passado pela chefia de gabinete da Saeb e pela Superintendência de Previdência do Estado. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Azeitar
Rodrigo Pimentel afirmou que sua principal missão é "azeitar" a pasta para aprimorar os serviços prestados por ela ao Estado, incluindo o Plano de Saúde dos Servidores (Planserv) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Pimentel ainda comentou sobre o retorno à pasta de origem, onde já atuou por muitos anos e também sobre quem será o seu sucessor no Departamento de Trânsito (Detran), que estava sob seus cuidados nos últimos anos.
Esta semana, não
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não incluiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que acaba com o foro privilegiado, na agenda de votações desta semana. A decisão, que já havia sido indicada por lideranças partidárias da Casa, foi oficializada com a publicação da pauta da semana da Câmara. Em reunião na manhã de ontem (12), líderes do PL e do PP defenderam a votação da proposta, mas outras lideranças avaliaram que não era o momento.
Nova CPI
Os senadores Jaime Bagatolli (PL-RO) e Damares Alves (Republicanos-DF), protocolaram na tarde de ontem (12), o pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a adultização de crianças na internet, após o vídeo do influenciador Felca viralizar. A ideia de ambos é procurar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda na terça-feira, para que ele leia o requerimento de instalação da CPI, passando o colegiado à frente de outros.
Vantagens indevidas
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), instaurou um inquérito civil para apurar suspeitas de recebimento de vantagens indevidas por Márcia Cristina Telles de Araújo Lima, ex-diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A investigação, conduzida pelo promotor de Justiça Luciano Taques Ghignone, enquadra-se no artigo 9º, inciso I, da Lei Federal nº 8.429/1992, que trata de atos de improbidade administrativa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.