Ponto e Vírgula 10/04/2024

Ponto e Vírgula 10/04/2024

Sobe - Jornalistas que cumprem o seu papel de informar e lutam pelo fortalecimento da democracia com insenção de ânimo.

Desce - Hacker por ser acusado de invadir sites do Senado, Exército e TSE e ser preso em Feira de Santana.

Ricaço colérico

Elon Musk é um "ricaço colérico" que desrespeitou autoridades e a legislação brasileira, e devia ser banido do país. A opinião foi dada pelo senador baiano Otto Alencar, líder do PSD. O senador disse que Musk quer submeter as leis brasileiras à sua vontade, e que o ministro Alexandre Moraes acertou em incluir o empresário, no inquérito das fake news, que corre no Supremo Tribunal Federal.

Regulação de redes sociais

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a regulamentação das redes sociais no país é inevitável para que não haja discricionariedade por parte das plataformas. "O que podemos contribuir para efetivação da solução desse debate que se travou nos últimos dias é entregar marcos legislativos que sejam inteligentes e eficientes para poder disciplinar o uso dessas redes sociais no país", disse o senador, em entrevista, após manifestações do empresário Elon Musk sobre decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Irecê

O PCdoB selou apoio oficial às pré-candidaturas de Murilo França (PSB) e Tertinho (PT), prefeito e vice, respectivamente, que concorrem ao posto em Irecê. O ato foi sacramentado na noite de segunda-feira (8), e contou com a presença de importantes nomes da sigla na cidade, bem como Jussara Sena, Carlos Alberto, Rafael Sidarta e Lessivaldo. "Fico feliz em poder caminhar com este partido que representa com tanta força a luta do povo trabalhador brasileiro. Vamos seguir juntos para consolidar o projeto que transformou Irecê, liderado pelo nosso prefeito Elmo Vaz", declarou Murilo Franca.

Passagens aéreas

O presidente Lula (PT) criticou, na terça-feira (9), o valor das passagens aéreas. Durante o lançamento do programa para a redução do desmatamento e o combate aos incêndios na Amazônia, o chefe do Executivo federal afirmou que os bilhetes estão "muito caros". O evento contou com a presença de prefeitos, visto que a iniciativa foi lançada em parceria com os municípios. "Parabéns, prefeitos e prefeitas, pelo sacrifício de vocês saírem das cidades de vocês e virem para cá num tempo em que as passagens de avião estão muito caras, muito caras", reclamou o petista.

Propagandas partidárias

Conforme o calendário de 2024, nesta semana, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o União Brasil (União) exibirão propaganda partidária. As inserções são nacionais e gratuitas, com veiculação em rádio e televisão. Durante os três dias, o União terá direito a inserções que contabilizam o tempo total de um minuto e meio (30 segundos em cada dia). O PSOL exibe propaganda partidária com tempo de um minuto e meio na quinta-feira. No sábado, a legenda tem direito a quatro minutos e meio.

Fisioterapeutas

O Projeto de Lei 1731/21, que firma o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.800 mensais, para uma jornada de 30 horas por semana, será votado nesta quarta-feira (10), em Brasília. A proposta é do Senado, onde já foi aprovada, bem como na Comissão da Saúde, da Câmara dos Deputados. O PL tramita em caráter conclusivo, ou seja, após passar nas comissões de Trabalho, Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania e for aprovado, vai direto para a sanção do presidente.

Lauro de Freitas

Único município da Bahia em que não está sob a influência do prefeito Bruno Reis (União), o PRD de Lauro de Freitas pode ser esvaziado a qualquer momento por uma articulação da prefeita Moema Gramacho (PT) para tentar garantir a reeleição de um aliado. A petista convidou o presidente municipal do PRD, o ex-secretário municipal de Meio Ambiente e vereador Alexandre Marques, para se filiar ao PV, que forma uma federação com o PT e o PCdoB. A manobra seria para "salvar" a reeleição de Marques, que não teria conseguido montar uma chapa minimamente competitiva para alcançar o coeficiente eleitoral.

Caso Musk

O embate entre o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deu fôlego ao bolsonarismo e levou a esquerda e a base governista a reativarem a defesa de regulação das redes contra o avanço da extrema direita. A discussão em torno de questões como direito à liberdade de expressão e cumprimento de medidas judiciais também aglutinou apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Políticos e militantes ligados ao ex-presidente usaram o episódio para endossar o discurso de censura seletiva e perseguição à direita. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/