Ponto e Vírgula 10/05/2025
Sobe - Campanha Maio Amarelo, iniciada em Feira, por fazer apelo por mais consciência no trânsito.
Desce - Correios por registrarem prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024. O déficit em 2024 é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior.
Carlismo
"Eu tenho certeza que sou o baiano que mais amou a Bahia e esse amor talvez tenha sido a coisa mais importante da minha vida". A frase dita exaustivamente por Antônio Carlos Magalhães ao longo de sua trajetória, que virou a marca do Carlismo e atravessou gerações, foi lembrada na noite de quinta-feira (8), pelo vereador Lulinha da Gente (União Brasil), quando a família foi homenageada na Câmara Municipal. A solenidade se transformou em um grande encontro político, com a participação de lideranças de Feira de Santana e de todo o estado.
O distrito e o governador
O distrito Governador João Durval Carneiro completou 42 anos de existência na quinta-feira (8). A data foi lembrada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), durante pronunciamento na sessão da Câmara. O parlamentar ressaltou a importância tanto da localidade, quanto do político feirense, também aniversariante do dia (João Durval completou 96 anos) que foi homenageado com a denominação do antigamente chamado distrito de Ipuaçu.
PT em Camaçari
O Processo de Eleições Diretas do PT (PED) acontece em julho, mas as chapas para disputa de presidentes e diretórios municipais já foram devidamente inscritas. Em Camaçari, todas as articulações convergiram para o vereador Kaique Ara, que se consolidou como nome de consenso na militância e na direção partidária. Ele será candidato único.
Guerra dos 2 poderes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem (9) pela manutenção de três crimes no processo contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que se tornou réu no inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. O posicionamento do ministro contraria a decisão recente da Câmara dos Deputados, que aprovou a suspensão de crimes supostamente cometidos por Ramagem após sua diplomação como parlamentar, conforme previsto na Constituição Federal.
E a BR?
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), e o deputado estadual Hassan Iossef (PP), representante do município na Assembleia Legislativa, participaram na quinta-feira (8), em Vitória da Conquista, da terceira audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para debater a nova concessão das BRs 324 e 116, e manifestaram preocupação com a forma intempestiva com que o órgão vem conduzindo o projeto de licitação para a nova concessão das estradas federais na Bahia.
UPB na discussão
Zé Cocá, que representou a União dos Municípios da Bahia (UPB) na audiência, já que é diretor parlamentar da entidade, chamou a atenção para o início do prazo para a nova concessão. "A elaboração de um projeto dessa natureza tem começo, meio e fim e tem que passar pela aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU)". Ele avaliou que deve durar cerca de um ano e meio e previu o início da nova concessão para 2027.
Moraes condena
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou ontem (9) para condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e decretar a perda do mandato da parlamentar por invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Ele também votou pela condenação do hacker Walter Delgatti Neto. Moraes votou para condenar a deputada a dez anos de prisão pela acusação de invasão do sistema e falsidade ideológica.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.