Ponto e Vírgula 11/03/2023

Ponto e Vírgula 11/03/2023

Sobe - Jovem de Bonfim de Feira é primeiro servidor efetivo da Câmara a fazer doutorado.

Desce - Os postos de combustíveis ao aumentarem os preços duas vezes antes da oneração tributária, mesmo a Petrobrás tendo reduzido o preço, no período.

Novo candidato

Em entrevista, o presidente do PL na Bahia, João Roma, informou que o partido terá candidato a prefeito, em Feira de Santana. O presidente da sigla no município, Nau Santana, já promoveu uma reunião com os pré-candidatos a vereador num restaurante da cidade. Ele deverá ser o candidato a prefeito e pela experiência na disputa de vice-governadora na campanha passada, Leonidia Umbelina (PL), deve ser a vice candidata do partido no município.

Tô fora

Apesar da reunião com Adolfo Viana, presidente do PSDB e do deputado estadual, Pablo Roberto (PSDB), com a tentativa de juntar o partido para que esse apoie Pablo para prefeito de Feira, dois dias depois, Roma sinaliza para outra direção e já quer lançar candidato próprio.

Articulação

Se alguém pensa que Pablo Roberto está para brincadeira, se engana. Pablo já manteve contato também com o colega deputado, Luciano Araújo (Solidariedade). Nada de acordo consolidado. Mas, Pablo está se articulando. Quem sabe, se animado, Luciano também não lança candidato em Feira de Santana. Aí, Feira vai ferver.

Cobrança

O vereador José Carneiro (MDB), na sessão de quinta-feira (9), cobrou da presidente Eremita Araújo (PSDB) uma explicação sobre o concurso convocado ano passado e que foi suspenso pela atual administração. A informação é que há R$ 280 mil nos cofres do Legislativo e até agora os inscritos estão sem saber se haverá ou não o certame.

O bicho vai pegar

A presidente respondeu que aguarda consulta ao Ministério Público. Se não houver o concurso, nenhum dos inscritos terá prejuízo, porque o dinheiro será devolvido. A dúvida recai, segundo interlocutores da Mesa Diretiva, é que, o concurso veio acompanhado de diversas irregularidades: falta de publicação da dispensa de licitação, cuidado quanto a empresa escolhida, sem observância de buscar outras com maior qualificação e histórico na área de concursos e o valor abusivo da cobrança da taxa de inscrição.

Quase lisos

Criada em 2017 em Feira de Santana, a Confraria dos Quase Lisos (CQL), que é uma antítese à Confraria dos Gastrônomos, que se reúne sempre às sextas feiras, no final da tarde, no bar Limão Drinks, tem um código de conduta, também chamado de "pacto econômico". Ninguém pode sentar à mesa se não tiver condições de pagar uma cerveja de 600ml. Grupo que tem recebido muitas adesões, em especial de radialistas e jornalistas quase lisos, a CQL tem como presidente vitalício o publicitário Denivaldo Santos.

Balaio

Adversários na Bahia, PSB e PDT negociam para formar federação partidária. A Executiva nacional do PSB aprovou o início das negociações para o acordo que envolve também o Solidariedade. Na Bahia, o PSB é comandado pela deputada federal Lídice da Mata, já o PDT pelo parlamentar Félix Mendonça Júnior. A socialista integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto ele está no grupo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Quanto ao solidariedade, é híbrido, apoiou tenazmente ACM Neto, mas, após a derrota, aderiu ao governo vencedor de Jerônimo Rodrigues.

Faltou

O senador Jaques Wagner (PT) não marcou presença na sessão realizada ontem (10), que definiu a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios, Aline Peixoto, para o posto de ouvidora-geral. Vale destacar que a opinião contrária de Wagner em relação à indicação da esposa do ministro Rui Costa (PT) para o posto gerou polêmica nos bastidores da política local e nacional. Apesar da audiência de Wagner, aliados do senador estiveram na cerimônia, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/