Ponto e Vírgula 11/09/2024

Ponto e Vírgula 11/09/2024

Sobe - PIB baiano por apresentar crescimento de 2,2% no segundo trimestre deste ano


Desce - Marido da deputada federal Helena da Asatur (MDB), e dois PM's por serem presos pela PF sob acusação de compra de votos

Assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu, até agosto deste ano, 153 denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Durante as eleições de 2022 foram mais de 3.600 mil denúncias, um aumento de 1.600% em comparação com 2018. Além disso, o Tribunal Superior do Trabalho recebeu mais de 200 novos processos envolvendo o assunto "assédio eleitoral" entre janeiro de 2022 a julho de 2024. Assédio eleitoral acontece quando o patrão ou um colega tenta forçar ou constranger o trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico.

PIB baiano

De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano cresceu 2,2% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, acumulando, no primeiro semestre, expansão de 2,4%. Na comparação com o 1º trimestre de 2024 _ quando são eliminadas as influências sazonais _ houve crescimento de 0,6%. A taxa anualizada _ acumulado de 12 meses -, mostra que o PIB da Bahia registra expansão de 1,8%.

Barrada

A Justiça Eleitoral suspendeu ontem (10) a candidatura de Vera da Saúde (PSD) à Prefeitura de Maragogipe. A decisão atende um pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral (MPE) sob a
justificativa de que a ex-prefeita foi considerada inelegível em novembro do ano passado, em uma ação por improbidade administrativa. Ainda cabe recurso. Ao acolher a representação do MPE, o juiz José Ayres de Souza, da 118ª Eleitoral de Cachoeira, argumentou que Vera foi imputada por irregularidades insanáveis, que causaram lesão ao erário.

Moro e o STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou a Rodrigo Pacheco um ofício para que o presidente do Senado fique ciente de uma decisão recente da Corte sobre Sergio Moro. Em junho, a 1ª Turma do Supremo, presidida por Moraes, votou por unânimidade para que o ex-juiz da Lava-Jato, hoje senador, se tornasse réu por suposta calúnia contra Gilmar Mendes. O acórdão foi remetido agora a Pacheco. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Emendas a municípios

Em relatório encaminhado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribual Federal (STF), a Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou que não teve condições de rastrear a maioria dos autores das extintas emendas de relator-geral do Orçamento e das emendas de comissão nos dez municípios com a maior relação entre valores de repasses e número de habitantes de 2020 a 2023. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Recolhido em candomblé

O ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, passou o fim de semana em um terreiro de candomblé após ser demitido do Ministério dos Direitos Humanos diante de denúncias de assédio sexual. De acordo com informações da coluna Mônica Bergamo, o ex-ministro recebeu a visita de amigos, que tentaram reanimá-lo. O ex-chefe da pasta estaria, após as acusações, "totalmente destruído e prostrado" e "quase sem forças para falar".

10 mulheres

O governo Lula (PT) tem agora 10 mulheres comandando pastas na Esplanada dos Ministérios. A dezena foi alcançada com a chegada de Macaé Evaristo (PT), nomeada a nova ministra dos Direitos Humanos. Embora tenha crescido, o número ainda é pouco expressivo, se comparado aos 28 homens que ocupam cargos de ministros na gestão de Lula.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 10 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/