Ponto e Vírgula 11/11/2023

Ponto e Vírgula 11/11/2023

Sobe - Prefeito Colbert Martins, pela recuperação que vem fazendo na nossa praça da Matriz.

Desce - Comissão Mista do Orçamento, que insiste em aumentar o fundo eleitoral para 5 bilhões, desviando recursos que poderiam atender demandas da saúde e educação.

Silvério Silva

O radialista Silvério Silva, um dos mais populares comunicadores de Feira de Santana e da Bahia, com uma carreira de mais de 60 anos, receberá o título de Cidadão Feirense, no dia 14 de novembro, a partir das 19h, na Câmara Municipal. A propositora da honraria é a vereadora presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB). O objetivo é reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado na área da Comunicação, em Feira de Santana, Ele teve passagem pelas rádios Cultura e Povo e atualmente apresenta o seu programa na Sociedade News.

Secretaria de Agricultura

Com a saída de Pedro Américo (UB) da secretaria de Agricultura, na quarta-feira (08), no mesmo dia o prefeito Colbert Martins (MDB), foi em busca de um nome novo para a pasta. E na quinta-feira (09), o empresário Alexandre Monteiro dava o sim para o convite do prefeito. Alexandre Monteiro já foi secretário do município e diretor. Sua formação é de nível superior em engenharia civil e ambiental. A nomeação aconteceu na manhã de ontem (10).

Rotary

"Somos uma associação de companheiros que usam a amizade e o trabalho voluntário como alicerce, nos unindo para melhorar a vida das pessoas". A definição, relativa ao Rotary Internacional, é do ex-governador e coordenador regional da instituição durante o período 2020/2022, o feirense Hugo Dórea, um dos convidados da Câmara Municipal para a sessão solene realizada comemorativa pela passagem do Dia Municipal de Consciência Rotária. A data transcorre anualmente em 27 de outubro. O vereador Sílvio Dias (PT) foi o autor do requerimento propondo o evento. A presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB), comandou os trabalhos.

Diabetes

Uma sessão especial, para discutir ações educativas e de conscientização voltadas aos pacientes com diabetes, será promovida pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na próxima segunda (13), a partir das 08h30min. O encontro faz referência ao Dia Mundial do Diabetes - registrado anualmente em 14 de novembro - e à Semana Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente com Diabetes Mellitus, no mesmo mês. A iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT), autor do requerimento propondo o evento. O debate vai tratar de possíveis medidas a serem implementadas pelo Poder Público Municipal, por empresas e profissionais da saúde, no sentido de ampliar o acesso à informação sobre a doença e às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Precatórios

Prefeitos e equipes técnicas dos municípios baianos participaram do Encontro Baiano de Precatórios de Dívidas Municipais. A iniciativa inédita no Brasil é fruto da parceria entre o TJBA e a UPB. No evento, que reuniu mais de 300 participantes no auditório da UPB, em Salvador, foi possível aprimorar o conhecimento sobre o regime de processamento, a organização e o pagamento de precatórios no âmbito do TJBA. Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União a execução de dívidas transitadas em julgado.

Reforma tributária

O deputado federal Cláudio Cajado (PP) afirmou que a intenção da Câmara dos Deputados em apreciar a matéria da Reforma Tributária, aprovada, é avaliar as alterações feitas pelo Senado Federal. Cajado adiantou que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e alguns líderes, já declaram que "o que for consenso [no texto da Reforma Tributária] já poderia ser promulgado". O ministro [Fernando] Haddad entende que deve ser votado pela Câmara todo o bloco das alterações porque não foram de magnitude prejudicial ao texto da Câmara", explicou.

PSDB

O PSDB marcou para os dias 29 e 30 de novembro, sua convenção nacional, que decidirá o substituto do atual presidente do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ela ocorrerá em Brasília e será em formato misto, parte presencial e parte remota. Devem participar os membros do Diretório Nacional, delegados de estados e do Distrito Federal e representantes do PSDB no Congresso Nacional. O mais cotado para assumir o partido é o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, mas outros nomes podem surgir.

PIB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá um leve aumento com a menor quantidade de feriados em dias úteis. A declaração do mandatário foi feita durante uma reunião ministerial, no Palácio do Planalto. "Depois dessa reunião vocês podem embarcar para uma viagem, para umas férias de cinco dias, seis dias, e voltar a trabalhar. Porque esse ano teve muito feriado prolongado, exageradamente esse ano teve muito feriado prolongado. No ano que vem os feriados cairão no sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho", disse durante a reunião. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/