Ponto e Vírgula 12/08/2025
Sobe - O youtuber e humorista conhecido como Felca, por denunciar rede criminosa de exploração de menores de idade, na criação de conteúdo na internet.
Desce - Influenciador Hytalo Santos, por ser investigado pelo Ministério Público, por possível exploração de menores nos conteúdos que publica nas redes sociais.
Costurando Oportunidades
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, representando o Governo do Estado, participou na sexta-feira (8), da certificação da primeira turma do projeto "Costurando Oportunidades", em Feira de Santana. A iniciativa, fruto de parceria entre a Xpert Pack e o SENAI/FIEB, capacitou 20 moradores para atuar na costura industrial de contentores flexíveis, assegurando a todos a contratação imediata pela própria empresa. Para Angelo Almeida, o projeto é um exemplo de como a qualificação profissional aliada a investimentos estratégicos transforma realidades e impulsiona a economia.
Ronaldo e Jerônimo
Em meio a rumores de uma possível aproximação política, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), foram vistos chegando juntos e no mesmo carro, no último sábado (9), durante a 30ª Marcha para Jesus, em Feira de Santana. "Ele fez a gentileza de me acompanhar. Ao invés de vir direto, viemos juntos. É um gesto que, na política, a cerimônia do ato exige da gente", disse o governador à imprensa. "Fui convidado a recebê-lo, e é um prazer receber [o governador]", revelou o prefeito Ronaldo.
Wagner
O líder do governo Lula, no Senado, Jaques Wagner (PT), articula para emplacar Éden Valadares, que recentemente foi eleito para compor a direção nacional do partido, no comando da secretaria de comunicação I da legenda. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Ex-presidente do PT baiano, Éden Valadares já coordenou campanhas de Wagner e do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de ter atuado como chefe de gabinete do senador. Éden Valadares foi eleito dirigente nacional do partido, durante o 17° Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado em Brasília, no começo do mês.
Exploração infantil
A denúncia feita pelo youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, sobre exploração infantil, no mundo digital, viralizou e mobilizou o Brasil. Ao tomar conhecimento sobre o assunto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pautará projetos sobre o assunto no Legislativo. As declarações do paraibano foram dadas nas redes sociais, no último domingo, 10, quando o país celebrou o Dia dos Pais. Na ocasião, ele ainda agradeceu a Felca por expôr o problema social e colocou o Legislativo à disposição para debater o caso.
Voto contra
Apesar de pertencer a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Otto Alencar (PSD), afirmou que irá votar para derrubar o veto do petista contra o projeto de lei que aumenta o número de deputados, no Congresso Nacional. "Eu votei a favor no projeto e vou votar para derrubar o veto dele. Como é que eu voto uma coisa antes e mudo o voto agora?Já até falei com ele", afirmou o senador ao Metrópoles. A decisão de Lula de vetar o projeto não foi bem recebida nem mesmo entre aliados.
Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), entrou na mira de aliados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após declarar que não colocará em pauta o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão gerou críticas do advogado de Trump, Martin De Luca, que mencionou a possibilidade de sanções. Nesta semana, Alcolumbre afirmou que "nem com todas as 81 assinaturas" levaria o processo à votação. A fala foi uma resposta à oposição, que diz ter reunido 41 assinaturas favoráveis à abertura do processo contra Moraes.
Deu errado
O ministro Fernando Haddad (Fazenda), disse ontem (11), que a reunião que ele teria, na amanhã (13), com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir a sobretaxa de 50% imposta ao Brasil foi cancelada. Em entrevista à GloboNews, o ministro atribuiu o cancelamento à atuação de forças de extrema direita que mantêm interlocução com a Casa Branca e citou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.