Ponto e Vírgula 12/10/2022

Ponto e Vírgula 12/10/2022

Sobe - Curso de Ciências Econômicas da UEFS por prestar um relevante serviço à sociedade feirense através do programa "Conhecendo a Economia Feirense".

Desce - Onda crescente de fake news divulgadas em período de campanha eleitoral.

Inaceitável e intolerável

Os 49,32% dos votos recebidos no primeiro turno das Eleições 2022 pelo candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), surpreendem o vereador José Carneiro (MDB). Insatisfeito com as últimas gestões do Partido do Trabalhador na Bahia, ele diz não entender "como um Governo que deixa o povo morrer, tem uma votação desse nível". E opina: "é inaceitável e intolerável".

Ato de fraqueza

"Ato de fraqueza", é como vê o vereador Correia Zezito (Patriota), a atitude de lideranças da política em Feira de Santana que apoiaram o candidato ACM Neto, no 1º turno, e estão migrando para a campanha do petista Professor Jerônimo, na reta final da disputa para o Governo da Bahia. Em pronunciamento na Câmara, esta semana, ele disse que também foi procurado para mudar de lado, mas, assegura, vai continuar com a chapa de oposição até o fim. "Me ligaram e disseram, fulano quer falar com você. Não tem acordo comigo. Vacilei, me arrependo de não ter gravado", revela.

Medo

A ex-apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Bahia, a deputada federal Dayane Pimentel (UB), disse que um medo do atual chefe do Executivo relacionado com o centrão abriu caminho para a reeleição do ex-presidente Lula (PT), na disputa presidencial deste ano em segundo turno. O medo de Bolsonaro mencionado por Dayane Pimentel parte do que considera ser uma dívida gerada por troca de favores políticos com o grupo de centro político, que poderia culminar até na prisão do atual presidente, ainda na sua avaliação.

JARI

As notificações de trânsito registradas pelo órgão responsável no âmbito do Município em Feira de Santana, entre janeiro e setembro de 2021, podem ser anuladas, em virtude de que a Prefeitura não atualizou nesse período a sua Junta Administrativa de Recursos a Infrações. De acordo com denúncia do vereador Sílvio Dias (PT), na sessão de terça-feira (11) da Câmara, a JARI, como é popularmente conhecida, teve seus membros exonerados no início da administração do prefeito Colbert Martins Filho.

Necessidade

Há uma necessidade latente, segundo o vereador Ron do Povo (MDB), para que seja construído um viaduto que ligue a avenida Anel de Contorno à BR-116 Sul, num trecho que compreende diversos bairros como Sobradinho e Gabriela. A informação foi dita pelo parlamentar durante discurso na tribuna da Câmara Municipal recentemente. Ron do Povo disse que foi à Prefeitura procurar saber se a obra seria realizada, mas lhe foi dito que não haverá construção nem de um viaduto nem de uma passagem de pedestres.

Aposta

Bolsonaristas avaliam que, com o reforço de novos apoios de prefeitos no Nordeste desde a eleição no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ampliar sua votação na região no segundo turno e contrabalançar a superioridade do ex-presidente Lula (PT). Quando se elegeu ao Executivo pela primeira vez, Jair Bolsonaro (PL) obteve 1.371.248 votos a mais no segundo turno, um crescimento de 18%. A cifra ainda fica longe dos pouco mais de 6 milhões de eleitores que o presidente precisa para passar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rejeição

Pesquisa do Ipec divulgada pela Globo aponta que 48% dos eleitores brasileiros não votariam no atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), de jeito nenhum. O ex-presidente Lula (PT) tem 42% de rejeição. Já os que dizem que vão votar em Lula com certeza são 46%, enquanto 38% dizem que vão votar com certeza em Bolsonaro. O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros.

Informações

Após declaração da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), sobre pedofilia na Ilha de Marajó, integrantes do Ministério Público Federal (MPF) no Pará enviaram ofício ao ministério solicitando mais informações sobre os casos. Em um evento promovido pela igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, em Goiânia, a ex-ministra disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ordenou ações para resgatar crianças que teriam sido traficadas por pedófilos, através da Ilha do Marajó, no Pará. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/