Ponto e Vírgula 13/03/2024

Ponto e Vírgula 13/03/2024

Sobe - Ministério da Saúde, ao recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue em todo País.

Desce - Pessoas que se utilizam das redes socais para disseminarem o racismo.

Sérgio Carneiro

Com prazo de filiação para quem deseja ser candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador chegando, dia 6 de abril, o secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Sérgio Carneiro, informou que encaminhou seu pedido de filiação ao PDT e está à espera de deferimento. Deputado estadual e deputado federal pela legenda trabalhista, Sérgio Carneiro, que deixa o PV depois de nove anos, com certeza está de olho nas eleições de 2024.

Santo Estêvão

Último prefeito eleito em Santo Estêvão pelo União Brasil (antigos PFL e DEM), fato ocorrido em 2004, o atual prefeito Rogério Costa, hoje é do PT. Agora com nova roupagem, a legenda vem com um empresário, Tiago Dias, conhecido por Tiago da Central, como nome a prefeito. Tiago da Central, que lançou sua candidatura a prefeito no domingo (10), com as presenças do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, fez uma festa para registrar sua filiação. Tiago foi candidato a prefeito em 2020 pelo PSB e teve pouco mais de 5 mil votos.

Itabuna

O ex-vereador de Itabuna e hoje deputado estadual, Fabrício Dias, Pancadinha (SDD), lançará pré-candidatura a prefeito do município baiano, na próxima segunda (18). O evento será na Terceira Via Hall, na Avenida J.S. Pinheiro, no Lomanto, a partir das 19h. O lançamento ocorre na véspera do feriado do padroeiro da cidade, São José. Principal nome da oposição ao prefeito, Augusto Castro (PSD), Pancadinha deverá reunir lideranças do campo oposicionista estadual. Um dos nomes aguardados é o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), ex-candidato a governador da Bahia.

Antipetismo

Filiado ao PL de Jair Bolsonaro, o vereador Alexandre Aleluia fez duras críticas ao PT ao avaliar o resultado da pesquisa AtlasIntel que aponta uma queda de 7% na aprovação da administração do presidente Lula (PT) em Salvador. "A melhor maneira de tornar as pessoas antipetistas é deixar um governo petista trabalhar", disse ele. Na avaliação de Aleluia, a queda da popularidade do presidente se dá porque "o povo está sentindo na pele a inflação descontrolada, um governo cada vez maior e ineficiente, violência catastrófica e altos impostos".

Acusação

Ex-presidente do União Brasil recém-derrotado na disputa pelo comando do partido, o deputado federal Luciano Bivar acusa a mulher do novo presidente da legenda, Antônio de Rueda, de roubar "todo o dinheiro" do cofre que mantinha em seu apartamento. Após cerimônia com Lula, no Palácio do Planalto, Bivar foi questionado sobre as supostas ameaças que teria feito a Rueda por conta da disputa pelo comando do União Brasil. "São ilações. Por exemplo, a mulher do presidente foi no meu apartamento também e roubou meu cofre. Essas coisas também são acusações. Eu cedi confiantemente o segredo e ela roubou todo o dinheiro", disse, referindo-se à advogada e empresária Florinda Rueda. Questionado sobre a quantia que o cofre teria, Luciano Bivar respondeu: "Era um valor significativo". A reportagem não conseguiu contato com Rueda.

Integração nacional

Depois da eleição, na semana passada, do deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) para a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, a bancada da Bahia terá outro deputado no comando de outra importante comissão permanente da Câmara. Nesta quarta-feira (13), o deputado federal José Rocha (União-BA) será eleito presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. O deputado José Rocha, com 75 anos, está atualmente exercendo o seu oitavo mandato consecutivo, na Câmara dos Deputados, como representante eleito do Estado da Bahia. Antes de ingressar na Câmara dos Deputados, José Rocha exerceu quatro mandatos, na Assembleia Legislativa da Bahia como deputado estadual.

EUA

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (11), que, caso seja eleito em novembro, um de seus primeiros atos será libertar os presos envolvidos no ataque contra o Capitólio do país, em 2021. "Meus primeiros atos como seu próximo presidente serão fechar a fronteira e libertar os reféns de 6 de janeiro, que foram presos injustamente", publicou Donald Trump, em sua rede social, a Truth Social.

Defesa penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou na noite de ontem (12), o projeto de resolução do Senado, que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal. O PRS 111/2023, do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), recebeu parecer favorável da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). A matéria seguirá para a Mesa do Senado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/