Ponto e Vírgula 13/10/2023

Ponto e Vírgula 13/10/2023

Sobe - Entidades que atuam na proteção e garantia dos direitos das crianças, em Feira de Santana.

Desce - Ex-presidente Bolsonaro, ao ter sido acusado em delação à PF pelo ajudante de ordem Cel. Mauro Cid, em participação direta na Minuta do golpe.

MDB

Depois de ter feito convite desde fevereiro deste ano para que eu pudesse estar coordenando a chapa proporcional para vereador, em Feira de Santana, nas eleições de 2024. O MDB, na última terça-feira (11), em solenidade pública de novas filiações de atuais prefeitos ao partido, durante o ato, o presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, oficializou, anunciando que eu seria o condutor no quesito, fazendo a coordenação. Lúcio anunciou ainda que o partido deve trabalhar para ter uma chapa própria de candidato a prefeito no Município.

Tratativas

Na última quarta-feira (11), estive com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), para tratativas sobre uma indicação do deputado Binho Galinha (Patriotas), de um trator com todos os implementos, para a cidade de Coração de Maria. Ontem (12), ficou marcado para que na próxima quinta-feira (19), esse equipamento seja entregue para atender demandas na zona rural daquele município.

Binho Galinha

Falando em trator, o deputado Binho Galinha, está viabilizando dois tratores para Feira de Santana e buscando ainda, mais um desses equipamentos. Espera-se que essas indicações sejam entregues ainda esse ano, via associações de moradores da zona rural.

Sem disputas

O pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), não acredita que vai disputar votos com Zé Ronaldo (UB), caso o ex-prefeito feirense confirme sua candidatura às eleições municipais de 2024. "O que parece é um sentimento muito forte de mudança. E, nessa perspectiva, a nossa pré-candidatura tem ganhado corpo, tem recebido adesões das lideranças na cidade. A cidade tem respirado isso por conta exatamente desse discurso. Eu acredito muito que, por conta desse sentimento de mudar, não tem voto cristalizado de quem quer que seja", declarou o parlamentar.

ALBA

A promessa de que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), debaterá a sucessão na presidência apenas no final do ano que vem, pode não se concretizar. A próxima semana, pós-feriado, deve ser marcada com a retomada do debate para um eventual terceiro mandato de Adolfo Menezes (PSD) na Casa. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias com interlocutores da Casa, o debate será retomado após o feriado, na próxima semana. Apesar do retorno da pauta, a "saída" para o terceiro mandato ainda não está definida. O entendimento é que a permanência de Menezes é inevitável, dentre as possibilidades apresentadas para a AL-BA.

Guarda Civil

O Projeto de Lei 1073/23, que prevê a obrigatoriedade da criação de guarda civil municipal, subordinada às prefeituras, nos municípios com mais de 50 mil habitantes, está sendo analisada na Câmara dos Deputados. Segundo o texto, os municípios enquadrados na obrigatoriedade terão até 10 de outubro de 2027 para publicar lei municipal que estabeleça o regime jurídico, o plano de carreira e instituir a guarda civil municipal, mediante concurso público. Com o prazo finalizado, os municípios que não tiverem cumprido a medida ficarão impedidos de receber recursos do Orçamento Geral da União consignados ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública até que seja cumprida a exigência, ressalvados instrumentos de repasse já celebrados.

G20

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), colocou o Brasil como mediador da agenda de desafios globais ao assumir a presidência do G20, em 1º de dezembro. O anúncio ocorre em meio a um momento econômico crítico, risco de crises de dívidas, maior fragmentação geopolítica e a fraqueza dos organismos multilaterais.

Moro

Dartagnan Serpa Sá, desembargador do TRE-PR, marcou para 16 de novembro, o depoimento de Sergio Moro, no âmbito de ações movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro, que podem levar à cassação do seu mandato, informa Malu Gaspar, em O Globo. O senador deve ser ouvido por videoconferência, às 13h, de 16/11. O desembargador também abriu a Moro a possibilidade de depor presencialmente e até de não comparecer à audiência. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/