Ponto e Vírgula 13/11/2025
SOBE - Uefs, por conquistar 2º lugar entre universidades da Bahia, no RUF 2025.
DESCE - Ex-deputado TH Joias e mais 5 policiais, ao serem indiciados pela Polícia Federal, por ligação com facções.
Polêmica
A decisão sobre o funcionamento do comércio do centro de Feira de Santana, no feriado nacional do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, pode ser repensada pela Prefeitura. A sugestão é do vereador Silvio Dias (PT) que, na sessão de ontem (12), da Câmara Municipal, pediu que o Poder Executivo reveja a medida e avalie, junto aos Sindicatos do Comércio e dos Empregados no Comércio, a possibilidade de permuta da data com o feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.
Jerônimo
Durante agenda, em Brasília, na terça-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu com deputados federais, senadores e integrantes da bancada baiana para apresentar as principais demandas do Estado voltadas às emendas orçamentárias de 2026. Jerônimo destacou que a segurança pública e a saúde são as áreas centrais das solicitações do governo baiano neste momento, reforçando a importância do apoio da bancada na destinação de recursos federais. Além dessas duas frentes prioritárias, o encontro também abordou temas relacionados à infraestrutura, turismo e ação social.
Retorno da presidente
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aprovou um total de 15 proposições, na sessão de terça-feira (11), após um acordo firmado entre as lideranças da maioria e da minoria. A sessão foi marcada pelo retorno da presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), que esteve afastada para tratamento médico. A parlamentar, que foi saudada pelos colegas e agradeceu o apoio recebido, conduziu os trabalhos que resultaram na aprovação de dois projetos do Poder Executivo, 12 propostas de autoria de parlamentares e uma matéria do Ministério Público do Estado (MP-BA). O acordo que garantiu a votação foi costurado pelos líderes Rosemberg Pinto (PT), pela maioria, e Tiago Correia (PSDB), pela minoria, demandando três pedidos de suspensão no início da sessão.
Mudança no MP
Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovaram, na terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 26.018/2025 que promove alterações organizacionais das Procuradorias e Promotorias de Justiça. Segundo o texto, de autoria do Ministério Público do Estado (MP-BA), serão criadas unidades e a redistribuição de atribuições. A proposta busca melhorar o atendimento à população em diversas regiões do Estado, dentre as quais, umas das beneficiadas será a cidade de Brumado. Segundo o Rosemberg Pinto (PT), a prioridade para a cidade deu-se após conversas entre o deputado Vitor Bonfim (PV) e com a deputada e presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), onde debateram o excesso de processos acumulados na Promotoria.
Taxa abusiva
O deputado estadual Diego Castro (PL) ingressou, na terça-feira (12), com uma ação judicial contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de extinguir a taxa de esgoto cobrada pela companhia. A iniciativa, segundo o parlamentar, decorre do recebimento de denúncias de moradores de diferentes municípios baianos sobre o que ele classificou como cobranças "abusivas". De acordo com Castro, a cobrança atual prejudica a população. "A taxa de esgoto, na Bahia, é um roubo. O baiano está sendo lesado pela Embasa e pelo governo do estado, do PT. Estou entrando com uma ação ordinária para derrubar esse absurdo que é a taxa de esgoto, cobrada na conta de água de todos os baianos", afirmou o parlamentar, em um vídeo nas redes sociais.
Cova bem funda
O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou, em declaração ao UOL, que irá aguardar a versão final do Projeto de Lei Antifacção para se posicionar sobre o projeto. Além disso, o político baiano, que é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, ainda deixou um aviso sobre a proposta. "Se houver qualquer tentativa de tirar autonomia da Polícia Federal, ele não passa. Não passa porque não vamos deixar. Ele vai encontrar uma cova bem funda aqui na CCJ. Vamos enterrá-lo, assim como enterramos a PEC da Blindagem", declarou.
Pesquisa
Uma pesquisa sobre 2026 foi um dos principais motivos que levaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a pedir ao STF para receber a vista do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o "mais breve possível". A solicitação foi feita pela defesa de Bolsonaro, ao ministro do STF Alexandre de Moraes, na noite da terça-feira (11), horas após o instituto Paraná Pesquisas divulgar levantamento sobre a eleição presidencial de 2026.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.