Ponto e Vírgula 14/06/2023

Ponto e Vírgula 14/06/2023

Sobe - Governador por antecipar salário dos servidores estaduais.

Desce - Via Bahia por não dar manutenção adequada à BR 324, a via está cheia de buracos, o que causa risco à vida dos transeuntes.

Fumacê

Carros do fumacê quebrados, falta de material para os bloqueadores (mochilas que os agentes de endemias usam no combate às arboviroses), entre outros problemas, reduzem a capacidade de atuação dos agentes comunitários de saúde, em Feira de Santana, justamente no momento em que aumentam sensivelmente os casos de dengue no Município. O alerta está sendo feito pelo vereador Emerson Minho (DC). Em pronunciamento hoje, na Câmara, ele disse que o insuficiente número de profissionais em campo, para fazer o trabalho, é mais uma reclamação da categoria, pois "deveria haver 400 homens, mas só tem 190 em ação". Com a quantidade reduzida, um agente acaba visitando cerca de 60 casas por dia, sendo que deveriam ser apenas 25 para cada um.

BR-324

Mais movimentada rodovia da região, a BR 324, que liga Feira de Santana a Salvador, está "esburacada", protestou hoje, na Câmara, o vereador Petrônio Lima (Republicanos). Ele cobrou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e demais órgãos responsáveis, fiscalização à ViaBahia, responsável pela gestão das pistas. O vereador disse que são inúmeras as reclamações dos motoristas contra o "péssimo serviço prestado" pela empresa, não obstante a cobrança de elevados valores em pedágio: "Precisamos fazer um exercício de paciência e atenção para não se acidentar". A situação se agravou nas últimas semanas, conforme Petrônio, em razão do período chuvoso, quando "os buracos aparecem em questão de segundos".

LDO

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), votará hoje (14), a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A votação entra na pauta do legislativo baiano após acordo entre as bancadas de oposição e governista. O cronograma da votação foi dividido em dois dias. Na quarta-feira, 14, a votação do Projeto acontece em primeiro turno e na próxima terça-feira (20), a pauta será votada em segundo turno, durante sessão ordinária.

TCU

O julgamento da consulta feita pelo governo ao TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a possibilidade de reversão dos pedidos de relicitação para a revisão dos contratos vigentes ocorrerá na próxima quarta (21) e, de acordo com a maioria do plenário, deve ser liberado com algumas condicionantes. A data foi definida entre o presidente do tribunal, Bruno Dantas, e o ministro Vital do Rêgo, relator do caso. Há algumas semanas, quatro ministros - Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (AGU), Renan Filho (Transportes) e Márcio França (Portos e Aeroportos) - estiveram com Dantas pedindo prioridade na resposta à consulta do governo.

Carlinhos Brown

Nome fundamental para a cultura brasileira e mundial, Carlinhos Brown foi homenageado ontem (13), com a Medalha 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), instituída em de abril de 2010. A abertura da cerimônia contou com uma apresentação da banda de percussão da Pracatum, associação social criada por Brown em 1994, que beneficia milhares de meninas e meninos carentes da Bahia através da música, oferecendo ainda cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas.

Convocação

Em uma sessão com mais de três horas de discussões e embates entre governistas e oposicionistas, foi aprovado ontem (13), pela CPMI de 8 de janeiro, mais de 200 requerimentos com diversos pedidos de convocação de autoridades e pessoas relacionadas com os acontecimentos, compartilhamento de informações e obtenção de dados de investigações já realizadas. Entre os nomes convocados a depor no colegiado estão o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, o ex-candidato a vice-presidente, general Braga Netto, e o general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI, além do tenente-coronel Mauro Cid.

PV Bahia

A mudança na presidência do Partido Verde da Bahia pode culminar na chegada de uma mulher ao posto. Com os indicativos do atual presidente Ivanilson Gomes em deixar a direção da legenda, existe a possibilidade da deputada estadual Ludmila Fiscina chegar ao posto. Fiscina apontou que necessita analisar o contexto. "Temos várias reuniões, mas ainda de fato não tem nada certo. Junto com o primeiro semestre é de organizações, no segundo semestre vamos conversar e discutir. É uma demanda importante, pois ano que vem é ano eleitoral. Mas, ainda não chegou. Vamos ver o contexto, sabemos da importância de ter uma representação das mulheres. É necessário ter mais mulheres em espaços de poder", disse.

O AGRO

Na estreia do podcast semanal Conversa com o Presidente, promovido pelo governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, que "nunca teve problemas com o agronegócio" e comentou a respeito do crescimento do setor em relação às gestões anteriores. "Eu nunca tive problema com o agronegócio. Eu governei [por] oito anos esse país e eles [agricultores] sabem o que nós fizemos por eles. Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos", afirmou o mandatário. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/