Ponto e Vírgula 14/08/2025
Sobe - HGCA, por conquistar 1º lugar, em congresso nacional de enfermagem em neurologia e neurocirurgia.
Desce - Câmara Municipal de Crisópolis, por ter suas contas julgadas irregulares pelo TCM.
Escola legislativo
A elaboração de projetos de leis municipais, será o tema do primeiro curso a ser oferecido pela Escola do Legislativo. O órgão, criado pela Câmara de Feira de Santana, vai dar início, na prática, às suas atividades. Na modalidade EAD, o curso será oferecido entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro deste ano, com carga horária de 10 horas e entrega de certificado. "É importante a participação dos assessores dos vereadores, para que os gabinetes tenham conhecimento técnico, na elaboração de projetos", destacou o presidente da Casa da Cidadania, Marcos Lima (União). Este e outros vários cursos vão ser disponibilizados através de uma parceria firmada entre a Câmara de Feira de Santana e a Assembleia Legislativa da Bahia.
Educação e Saúde
Dois projetos de lei, protocolados na Câmara de Feira de Santana, propõem medidas voltadas ao acompanhamento de saúde de pacientes oncológicos e à educação inclusiva. As propostas, de autoria da vereadora Lu de Ronny (PV), foram lidas no início da sessão, de ontem (13), pela parlamentar, que também é primeira-secretária da Casa. O primeiro projeto dispõe sobre o acompanhamento, pela Rede Municipal de Saúde, de pacientes oncológicos após o tratamento intensivo. Já o segundo projeto institui o Programa de Divulgação de Vagas Escolares para o Público da Educação Especial, garantindo que famílias e responsáveis tenham acesso rápido e transparente às informações sobre vagas disponíveis na rede municipal.
Sem cobrador
A retirada de cobradores dos ônibus que circulam na zona rural de Feira de Santana pode piorar a qualidade do transporte público nas comunidades. Esta preocupação, manifestada por moradores e usuários do serviço, foi destacada pelo vereador Professor Ivamberg (PT). Segundo o parlamentar, ao passar para o motorista a obrigação de cobrar a passagem, uma das consequências será o maior atraso no tempo da viagem. "As pessoas estão entrando em contato com nosso mandato, reclamando do descaso governamental com o transporte coletivo. Pedimos que a Prefeitura adote providências para que a população tenha um serviço de qualidade", apelou.
Detran
A nomeação do advogado e político cruz-almense, Max Passos, como novo diretor geral do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] da Bahia repercutiu positivamente entre parlamentares da Câmara Municipal, ontem (13). A informação foi inicialmente registrada pela vereadora Eremita Mota (PP), que destacou durante discurso, na Tribuna Maria Quitéria, o comprometimento deste profissional com o serviço público de qualidade. Ela classificou a decisão do governador Jerônimo Rodrigues como "acertadíssima" e manifestou confiança no trabalho que Max, desempenhará à frente do órgão para proporcionar melhorias aos baianos.
Jovem cristão
O segundo domingo do mês de dezembro será, anualmente, dedicado a comemoração do Dia Municipal do Jovem Cristão. A data, sugerida através de projeto de lei do vereador Edvaldo Lima (União Brasil), que foi aprovado em segunda discussão será incluida no calendário oficial de festejos do Município. Conforme o projeto, o Dia Municipal do Jovem Cristão tem como objetivos reconhecer e valorizar a relevância da juventude cristã para o desenvolvimento social, cultural e moral do Município; promover a integração e a participação dos jovens cristãos em diversas atividades da comunidade local; estimular a reflexão sobre os valores cristãos e sua importância na formação integral dos jovens, e incentivar a realização de eventos, debates e atividades que abordem temas relevantes para a juventude cristã.
Detector de metal em escola
A instalação de detectores de metais, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, está sendo sugerida à Prefeitura de Feira de Santana, pelo vereador Edvaldo Lima (União). Ele explicou que a principal razão para ter apresentado a ideia é a "falta de segurança pública existente hoje, na Bahia", que também atingi as unidades de ensino, colocando em risco professores e demais servidores, além dos alunos. A preocupação existe, segundo ele, "uma vez que o Governo do Estado não proporciona um serviço de proteção satisfatório aos seus cidadãos". Diante do "quadro geral de insegurança", argumentou, surge a necessidade de "se pensar em iniciativas que preparem as escolas, no intuito de evitar os incidentes dentro destes espaços educacionais, antes que eles aconteçam".
Intocável
Ontem (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou novamente a interferência estrangeira em assuntos domésticos, durante assinatura das medidas de apoio aos exportadores impactados pela tarifa de 50% dos Estados Unidos, sob os produtos brasileiros. "A única coisa que nós precisamos exigir é que a soberania nossa é intocável. Ninguém dê palpite nas coisas que nós temos que fazer".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.