Ponto e Vírgula 14/10/2022

Ponto e Vírgula 14/10/2022

Sobe - UFBA por ser a única universidade baiana, no ranking das melhores do mundo.

Desce - O alto número de pessoas infectadas com sífilis e HIV em Feira de Santana.

Capacitação

Os estabelecimentos de ensino da educação básica e de recreação infantil das redes públicas e privadas de Feira de Santana podem ser obrigados a capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros, combate à incêndios e sinistros. A medida está prevista no Projeto de Lei 03/2022, aprovado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, em segunda discussão, na sessão de ontem (13). Agora, a proposta segue para a elaboração da Redação Final.

Debate

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lamentou a ausência do seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), no debate da TV Aratu, realizado na manhã de ontem (13), e disse que, ao longo do primeiro turno, o petista se escondeu atrás do número do partido. Neto destacou que estará presente em todos os debates e afirmou que, no primeiro turno, a maioria do povo baiano deu o recado de que quer mudança, não quer a continuidade do atual grupo que governa o estado há 16 anos.

Boa Relação

O candidato a presidente Lula (PT) prometeu que, caso seja eleito, terá uma boa relação institucional com os governadores, inclusive aqueles que estão no campo da oposição. "Na relação de Estado para a Estado, todos serão tratados bem. Até quem me odeia, até quem fala que não gosta de mim. Não tem problema. Não quero casar com o governador, quero governar e ajudar a tratar bem o povo dele", afirmou o petista.

Eleições municipais

Oito cidades brasileiras vão escolher novos prefeitos no próximo dia 30 de outubro, mesma data do segundo turno nas eleições para presidente e governador de 12 estados. A eleição suplementar vai ocorrer em Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO). A ordem de votação, nestes locais, será governador (onde houver segundo turno), presidente e prefeito. Na Bahia, a ordem do voto terá governador e depois presidente.

MDB

O MDB está negociando uma fusão com outros três partidos. Sigla de Simone Tebet pode se unir ao Podemos, PSDB e Cidadania. Partidos estão ainda em fase inicial das conversas. Se a negociação avançar, o novo grupo teria uma bancada de 72 deputados federais já em 2023. Nas eleições deste ano, o MDB elegeu 42 deputados, enquanto o PSDB, 13, o Podemos, 12, e o Cidadania, 5.

Sem comprovação

Documentos apresentados pela ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) para embasar denúncia sobre suposta violência sexual contra crianças da Ilha de Marajó, no Pará, não comprovam a veracidade do caso. De acordo com informações do Estadão, as 2.093 páginas dos relatórios de três CPIs encaminhados pela assessoria de Damares como prova não contêm qualquer registro que confirme os fatos narrados por ela.

Pesquisa

O ex-presidente Lula (PT) mantém a preferência do eleitorado brasileiro no segundo turno. De acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas publicado ontem (13), nos votos válidos, o petista venceria Jair Bolsonaro (PL) por 51,9% contra 48,1%. Já no cenário contabilizando os votos totais, os dois candidatos aparecem em empate técnico. Lula aparece com 47,6% contra 44,1%. Nesta simulação, 3,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 4,8% declararam voto em nenhum candidato, branco ou nulo.

Anúncios

Candidatos à Presidência da República, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) retomaram a ofensiva de anúncios nas redes sociais na primeira semana pós-primeiro turno. Os dados, reunidos entre 3 e 11 de setembro nas plataformas da Meta e do Google, apontam o candidato à reeleição focado em conquistar o público do Nordeste, enquanto o petista mantém a investida nos maiores colégios eleitorais do país. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/