Ponto e Vírgula 16/01/2024

Ponto e Vírgula 16/01/2024

Sobe - Bahia de Feira pelo brilhantismo na estreia do Campeonato Baiano goleando o adversário com o placar de 6x1

Desce - Vice-prefeito de Itapé, cidade no sul da Bahia, André Jatobá, por ser preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas

Obras para Feira

O governador Jerônimo Rodrigues, afirmou que mais obras serão entregues e novos investimentos serão feitos para Feira de Santana e região em 2024. "Nós temos as escolas para serem entregues, novas licitações para ajustar as que não conseguimos fazer em tempo hábil, a duplicação ligando o Tomba a São Gonçalo que é importante por conta do comércio local. No Centro de Convenções voltarei para fiscalizar e ver como está o Amélio Amorim", destacou o governante.

Melhorias

Jerônimo também acrescentou que se preocupa com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pretende fazer mais investimentos na instituição, além de uma melhora na fila de espera e nos atendimentos do Hospital Geral Clériston Andrade. Outro ponto é uma possível parceria com a prefeitura de Feira par autorizar o estádio Jóia da Princesa em jogos que requerem maior público. "Me ofereci a isso, se a prefeitura topar, aceito receber esse projeto e ver se tenho condições de aportar o valor todo ou fazermos os ajustes para ter o Joia não só para o Bahia de Feira, mas o próprio Jacuipense que está aqui perto. O Joia é um patrimônio", disse.

MDB e a candidatura

O prefeito Colbert Martins (MDB) já admite que o seu partido poderá ter uma candidatura a prefeito. E cita os seus secretários Sérgio Carneiro e Wilson Falcão como bons nomes para a disputa. "Tenho conversado com a direção nacional e acho que um partido grande como o MDB pode sim ter um candidato a prefeito em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano", admitiu Colbert Martins.

UPB

Faz parte da missão da União dos Municípios da Bahia (UPB) contribuir com a excelência da gestão municipal. O desempenho da entidade em 2023 mostrou que a missão foi cumprida pela Coordenação de Eventos e Capacitação. No ano passado ocorreram 23 eventos direcionados às administrações municipais, que contaram com a participação de mais de 4,3 mil pessoas. No total ocorreram 23 eventos. Estiveram entre os participantes prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras da Bahia.

Da prisão para OAB

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a flexibilização no cumprimento de medida cautelar por parte da baiana Renata Sousa Massa, presa durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, para realização da segunda etapa do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela foi uma das bolsonaristas radicais detidas em Brasília. Renata chegou a ficar custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

Política externa

O Brasil deve aproveitar a presidência do G20, este ano, para projetar os seus objetivos de política externa, como a defesa da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a busca por consolidar o país como liderança na luta contra as mudanças climáticas e pela transição energética. O G20 é considerado o principal fórum global sobre finanças e economia, e foi definido como prioridade máxima da agenda internacional do governo brasileiro. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidência do grupo, possivelmente, é a maior responsabilidade internacional do Brasil.

Janja

Passados quase 15 meses da eleição de 2022 e de uma governo em que o Centrão tem dominado a pauta, sob a liderança do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), a primeira-dama Janja da Silva segue como o principal obstáculo para o presidente Lula (PT), se reaproximar de lideranças evangélicas de direita. O presidente segue na busca de mais apoio no Congresso para consumar sua governabilidade ou, ao menos chegar perto disso. Janja segue repetindo o discurso que prevaleceu na campanha de 2022, de que Lula e o governo saem perdendo se relacionando com pastores conservadores e que eles nunca serão aliados confiáveis.

Bullying e cyberbullying

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, conforme publicação no Diário Oficial da União de ontem (15), uma lei que inclui o bullying e cyberbullying no Código Penal, com previsão de multa e reclusão. Essa mesma legislação aumenta a pena para crimes cometidos no ambiente escolar e na internet. Bullying é definido, no texto da lei, como uma intimidação sistemática, enquanto o cyberbullying é quando acontece de forma virtual. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/