Ponto e Vírgula 16/05/2024

Ponto e Vírgula 16/05/2024

Sobe - Governo Federal, pela criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Desce - A indicação do Governo Lula, nomeando um candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul, para Secretaria Extraordinária de Reconstrução do RS.

Palestra

O evento de terça-feira (14), sobre desertificação do solo, em Feira de Santana, que teve como palestrante Humberto Barbosa, repercutiu positivamente no cenário local. A responsabilidade pelo evento foi da Secretaria de Agricultura, capitaneada pelo engenheiro ambiental Alexandre Monteiro.

Pisou na bola

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, disse em entrevista à rádio BandNews FM que: "Quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao Estado, há um receio sobre o impacto que isso terá no comércio local. O reerguimento desse comércio fica dificultado à medida que você tem uma série de itens vindos de outros lugares do país".

Denúncia

As tiras reagentes disponibilizadas pelo SUS aos pacientes diabéticos, para medir o nível de glicose no sangue, estão em falta na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santo Antônio dos Prazeres. A reclamação chegou ao conhecimento da vereadora Eremita Mota (PP), através de cidadãos que buscam este material no posto médico de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Ela tratou do assunto na sessão da Câmara desta quarta (15), ao apresentar a queixa de um pai de paciente que necessita das tiras para a medição e controle da diabetes. Segundo a parlamentar, Rodrigo Costa já representou sobre o problema junto ao Ministério Público.

Turma multisseriada

Com idade entre quatro a dez anos, 18 estudantes feirenses estão sendo prejudicados em sua aprendizagem, devido a uma decisão da Secretaria Municipal de Educação, que determinou o atendimento deles em turma multisseriada [várias séries na mesma sala], na Escola Municipal Rosendo de Oliveira Lopes, no povoado São Roque, distrito de Jaíba. Quatro destes alunos, inclusive, requerem atenção especial. A advertência é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que em pronunciamento ontem (15), na Câmara, cobrou explicações por parte da titular da pasta, secretária Anaci Paim. Ele questionou como um profissional conseguirá dar conta de uma turma com características e séries tão diversas. A secretária de Educação deve se posicionar sobre esta triste realidade. Solicito que explique", cobrou.

Providências

As 13 mortes por assassinato registradas, em Feira de Santana, em três dias, no final de semana, ganharam repercussão na Câmara Municipal de Feira de Santana. Coube ao líder do governo, José Carneiro (União Brasil), comentar a violência no Município e cobrar providências do Governo do Estado. José Carneiro não perdeu a oportunidade e disse não gostar desse número '13', numa alusão ao PT e ao número de vítimas de homicídios.

Foi por pouco

Tudo caminhava para uma nova derrota do Governo, quando faltando apenas 18 segundos para encerrar o tempo regimental de verificação de quórum de 20 minutos, conforme solicitado pelo líder da oposição, Alan Sanches (UB), o projeto que cria o programa Bahia Pela Paz (PL 25.233/2024) foi aprovado, por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já no início da noite de terça-feira (14). A manobra, um tanto estranha, já que o governo tinha apenas 26 do mínimo de 32 presenças registradas para aprovação da matéria, foi salva, justamente, pela bancada da oposição, que trouxe à tona uma articulação capitaneada pelos próprios deputados da ala governista que tentaram, até o último minuto, usar a diferença de quórum para pressionar ou "mandar um recado" ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Qualidades

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou ontem (15) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reúne as melhores qualidades dos antecessores, o ministro Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT). "Jerônimo reúne as melhores qualidades de Wagner e de Rui. Ele tem à disposição da conversa, do diálogo, do convencimento que Jaques Wagner tem, que nos ensinou, mas ele tem o mesmo compromisso de trabalho, com meta, de entrega de obra, de serviço que Rui Costa tem. Tanto é que ele está imprimindo um ritmo de governo mais correria do que Rui, mas reabriu o processo de diálogo", afirmou o dirigente.

Central

O TSE decidiu pela cassação da chapa do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na eleição de vereadores do Município baiano de Central, realizada em 2020. A decisão confirma a fraude à cota de gênero, conforme defendido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O partido teria lançado candidaturas fictícias de mulheres, não cumprindo a cota de gênero exigida por lei. Em março, o TSE já havia formado maioria a favor da cassação, com quatro ministros votando pela perda de mandato dos vereadores Reinan de Renato e Professor Ézio, ambos do PSB. O julgamento, no entanto, foi interrompido após o pedido de vistas do ministro Kassio Nunes Marques, adiando a decisão final. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/