Ponto e Vírgula 16/06/2022

Ponto e Vírgula 16/06/2022

Sobe - Assembleia Legislativa da Bahia, ao conceder ao arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni a Comenda 2 de Julho.

Desce - Pessoas que presenciam violência contra idosos e não denunciam.

Caos na saúde

O vereador Jurandy Carvalho (PL) fez na manhã de ontem (15), a cobrança do Ministério Público, em nível estadual e federal, deve agir, em Feira de Santana, para responsabilizar judicialmente os culpados pelo que chamou de "caos na saúde". O edil atacou o Governo do Estado, devido à "fila da Regulação" (o sistema de organização do atendimento a pacientes de alta complexidade), e também a Prefeitura, em razão das deficiências nos serviços prestados pelas unidades municipais. Indignado, ele diz que há, neste momento, cerca de 4 mil doentes aguardando pela Regulação, em UPA's e policlínicas espalhadas pela Bahia.

Justificou

O senador Jaques Wagner (PT) justificou seu voto contrário ao projeto de lei que visa criar um teto para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações. O petista acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de demagogia e de irresponsabilidade por propor a mudança. "Não vai baixar gasolina nenhuma. Não tem tabelamento de preços no Brasil. O presidente da República precisa ter compostura e, em vez de ficar fazendo a Petrobras ter um lucro seis vezes superior ao das outras petrolíferas do mundo, fazer uma política que interessa à sociedade brasileira. Nem que seja o governo federal botar uma compensação, como alguns países da Europa fazem", criticou Wagner.

Sem impacto

A movimentação nacional do União Brasil em poder apoiar candidaturas petistas e aliadas ao PT não deve impactar no cenário baiano. Pelo menos não agora. Aliados do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União), indicaram que, no primeiro momento, a decisão não incidirá no estado. Apesar disso, o cenário pode sofrer os impactos da decisão nacional. O pré-candidato do União Brasil à presidência da República, deputado federal Luciano Bivar (PE), estuda a possibilidade de apoiar Fernando Haddad (PT) na disputa pelo governo do estado de São Paulo. As informações são da jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil.

Condenados

O vice-governador João Leão (PP) e o vereador de Salvador, Joceval Rodrigues (Cidadania) foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por campanha antecipada. Em decisão do juiz Mário Alberto Hirs, cada um dos políticos terá que pagar R$ 10 mil em multa. A decisão aponta que o motivo da condenação é a divulgação de um vídeo, onde Leão faz menção a Joceval e pede que votem nele. A postagem do vídeo foi feita nas redes sociais e, segundo a decisão do magistrado, o vídeo ficou disponível por pelo menos sete dias.

Avaliação

A Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) voltou a criticar o governo federal pela alta dos combustíveis e as medidas anunciadas para tentar conter a escalada dos preços. Para a Abrava, o grande culpado pela atual situação do setor no Brasil é o ministro da Economia, Paulo Guedes. A avaliação dos profissionais é de que a aprovação, pelo Senado, da proposta federal que fixa em 17% o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos Estados é uma medida temporária e que pode não ter qualquer efeito sobre o preço praticado na bomba.

Vice

Diante de cenários pessimistas em pesquisas de intenção de votos, o centrão intensificou a pressão para que Jair Bolsonaro (PL) indique a deputada Tereza Cristina (PP) como candidata a vice-presidente no lugar do general Braga Netto (PL), ex-ministro da Casa Civil. Aliados do presidente dizem que insistirão até quando puderem para que a ex-ministra da Agricultura esteja na chapa presidencial. Deputados próximos de Bolsonaro no PL, porém, reconhecem que a preferência do mandatário hoje é por Braga Netto e usam o termo guerra para ilustrar a dificuldade que será emplacar Tereza.

Motociata

A ministra do STF Cármen Lúcia encaminhou para a Procuradoria-Geral da República uma representação apresentada pela oposição pedido que seja investigada a motociata de Jair Bolsonaro em Orlando, que teve a participação do blogueiro Allan dos Santos. Conforme registramos ao longo da semana, integrantes de partidos como PT, PSOL, PSB e PCdoB afirmam que o presidente da República prevaricou ao não denunciar Santos à Justiça, já que ele é considerado foragido a partir de decisão do ministro Alexandre de Moraes. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/