Ponto e Vírgula 17/03/2022

Ponto e Vírgula 17/03/2022

Sobe - Governo do Estado, ao disponibilizar através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, internet gratuita em 90 municípios baianos.

Desce - Comitiva do presidente da República, ao sacar Feira de Santana - destino programado para visita de Bolsonaro - e ocupando todo seu tempo em Salvador.

Cidadão feirense

Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o pré-candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, será homenageado pela Câmara Municipal com Título de Cidadão Feirense. A outorga da honraria está prevista no requerimento 06/2022, aprovado na sessão de ontem (16), e tem autoria do vereador Professor Ivamberg (PT). É bom deixar registrado que esse título foi o indicado e aprovado disparadamente com o menor prazo para a concessão.

Determinação

A Prefeitura de Feira de Santana poderá ser obrigada a executar o Orçamento Municipal conforme a programação incluída por emendas individuais de execução impositiva do Legislativo Municipal. A determinação está prevista na emenda 119/2022 à Lei Orgânica do Município (LOM), aprovada em segunda discussão durante a sessão de ontem (16). A proposta, de autoria de diversos vereadores, acrescenta o artigo 117-A e revoga a emenda nº 55/2018.

O V zero

Em visita a Salvador ontem (16), o presidente Jair Bolsonaro reforçou o nome do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), como candidato ao governo da Bahia. "O V Zero [Roma] é meu, esse é o final de toda jornada que passei com ele. Se eu for reeleito e ele for eleito governador aqui, vai existir uma melhor interação entre Estado e União", declarou. Bolsonaro disse ainda que o casamento de Roma com o PL saí até o dia 2.

Aumento de servidores

A partir de 5 de abril e até a posse dos eleitos, gestores públicos ficam proibidos de conceder aumentos a servidores, independente da esfera de governo: federal, estadual ou municipal.

Faltoso

Deputado federal eleito pelos baianos para o primeiro mandato em 2018 com 54.858 votos, Igor Kannário (União Brasil) é o segundo parlamentar com mais faltas sem justificativas de todo o país. Ele faz parte do que o levantamento do jornal O Globo apontou como grupo de "parlamentares invisíveis", que pouco contribui para as discussões ou que se ausenta das decisões importantes por conta do alto índice de faltas mesmo com a possibilidade de participação remota.

Amizade

Instantes depois de João Leão (PP), insinuar que Jaques Wagner (PT) pode "ter colocado a faca no pescoço de Rui Costa (PT)", o governador da Bahia publicou no seu perfil do Instagram uma foto com Jaques Wagner, em que destaca que os dois têm trinta anos de amizade. A postagem de Rui Costa foi de felicitação pelo aniversário do senador.

Maior bancada

Com as filiações acertadas na última terça-feira (15), o PL passa a ser o partido com a maior bancada da Câmara, com 63 deputados federais. A legenda superou o União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL, que encolheu nos últimos dias e agora fica com 60 parlamentares.

Cota feminina

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a proposta de emenda à Constituição que anistia aos partidos que não tiverem cumprido a cota mínima de gênero (30%) ou que não destinaram os valores correspondentes a essas candidaturas nas últimas eleições (PEC 18/21) reúne-se hoje (17), para votar o parecer da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado