Ponto e Vírgula 17/09/2025

Ponto e Vírgula 17/09/2025

Sobe - Governo Federal, que anunciou a construção da Casa da Igualdade Racial na Bahia.

Desce - Indústrias internacionais. que estão lançando lixo plástico ao mar e poluindo as praias de Fernando de Noronha. 

Vai sair 

O vice-prefeito e secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), vai deixar os dois cargos para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. A decisão foi confirmada com exclusividade ao bahia.ba, ontem (16). Em entrevista ao portal, Pablo destacou a necessidade de ampliar a representatividade da cidade, em Brasília. "Feira de Santana precisa aumentar sua presença política, no cenário nacional. Estou preparado para essa missão", afirmou.

Prazo 

Sobre o prazo para deixar a gestão municipal, o tucano revelou que está em diálogo com o prefeito Zé Ronaldo (União Brasil). "Estamos avaliando o melhor momento. Por mim, saio um pouco antes, mas vou ajustar com ele", disse. A saída de Pablo Roberto marca uma movimentação estratégica na política feirense e deve agitar as articulações do pleito do ano que vem.

Divergências 

A base governista e a oposição, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), divergiram, ontem (16), sobre a proposta de criação da Seponte, secretaria especial voltada para a implantação do sistema viário da Ponte Salvador-Itaparica. Os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Samuel Júnior (Republicanos), se pronunciaram sobre o tema, em conversa com jornalistas. Hoje (17), o secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT), vai à ALBA apresentar aos parlamentares os projetos da ponte, da nova rodoviária, do metrô e do VLT do Subúrbio.

Necessidade

Para Rosemberg, a criação da Seponte é "necessária" para dar estrutura e organização ao processo. Ele ressaltou o alto volume de investimentos e o longo prazo de execução da obra. O petista também defendeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e criticou especulações sobre distribuição de cargos. "O governador e seu staff pensam em uma secretaria. É um debate, não há nada definido. Já estão até distribuindo cargos de uma pasta que ainda não existe. É apenas um pensamento estratégico para coordenar melhor os investimentos da Ponte Salvador-Itaparica", disse.

Questionou 

Já o oposicionista Samuel Júnior criticou a proposta e ironizou a demora para a concretização da obra. "Esse é um assunto que se arrasta há quase 20 anos. Agora o governo apresenta uma secretaria para fazer uma ponte. Imagine se a cada obra pensada for criada uma secretaria?", questionou. Ele também levantou dúvidas sobre motivações políticas da medida: "Já existe a Seinfra para cuidar da infraestrutura. Será que essa secretaria não é uma estratégia para esvaziar o PSD, que hoje comanda a Seinfra? O partido precisa refletir sobre isso", afirmou.

Fortalecimento 

O deputado estadual Marcinho Oliveira (PRD), afirmou que a aliança com a Federação do Solidariedade deve fortalecer a eleição de candidatos do partido na Bahia. "Nós acreditamos que hoje, junto com a Federação do Solidariedade, possamos eleger entre seis e sete deputados estaduais, além de dois deputados federais, com muita tranquilidade, a partir do desenho que estamos montando junto com o partido", disse ontem (16). Ele destacou ainda que a estratégia beneficia candidatos de menor e médio porte, incluindo ex-prefeitos, filhos de ex-prefeitos, ex-prefeitas e esposas de prefeitos.

Cobrança 

Após as críticas feitas pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), quanto à ausência do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, em convocações da Casa, o vereador Maurício Trindade, reforçou, ontem (16), em entrevista coletiva, a cobrança e destacou a gravidade dos episódios recentes envolvendo a invasão da sede do Legislativo. "Ele poderia ter estado mais próximo da Câmara, principalmente quando enfrentamos aquela conturbação, aquela agressividade contra os vereadores, aquela invasão e a destruição da Casa.

Influenciador

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi condenado na última terça-feira (16), a pagar R$ 1 milhão, em danos morais coletivos, por comentários racistas feitos em 2021. Maicon Sulivan influencer bolsonarista que fez o ex-presidente Jair Bolsonaro ser condenado por racismo, é natural de Minas Gerais e morador de Mato Grosso do Sul. Ele ficou conhecido por se autointitular "Black Power do Bolsonaro". Missionário ligado à Igreja Batista Lagoinha, ele se apresenta como cristão conservador, armamentista e "antimimimi". O cabelo crespo, no estilo black power, tornou-se alvo de piadas. O então presidente fez comentários jocosos sobre o cabelo do jovem, citando "baratas" e "piolhos".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/