Ponto e Vírgula 18/03/2023

Ponto e Vírgula 18/03/2023

Sobe - Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros, a ex-doméstica, que virou juíza titular da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas.

Desce - Organizadores de ataques criminosos no Rio Grande do Norte.

Binho Galinha

O deputado Binho Galinha (Patriota) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues a pavimentação asfáltica de duas ruas do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Na indicação que apresentou na Assembleia Legislativa, ele informou que se trata de uma localidade da zona rural com mais de 20.000 habitantes, considerado um dos distritos mais importantes do município. Segundo o parlamentar, o distrito tem "uma economia pujante", diversos estabelecimentos comerciais e uma agricultura familiar forte, com destaque para a produção de hortaliças e fruticultura.

Binho Galinha I

Binho Galinha apontou as ruas que precisam ser asfaltadas: a Avenida João Cedraz Carneiro (estrada do besouro), no trecho sem pavimentação, da escola agrotécnica até a sede do distrito, com extensão de 3.200 metros, e a estrada da Água Grande, com seus 8.600 metros, trecho da localidade de Pedra Ferrada até Pé de Serra, também no distrito de Maria Quitéria. A realização desta obra, de acordo com Binho, contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do distrito e contemplará uma antiga reivindicação da população.

Conceição da Feira

O prefeito da cidade de Conceição da Feira, João de Furão (PSB), foi pego de surpresa ao saber que o município está inadimplente junto ao Governo do Estado da Bahia. Tudo por conta de falta de prestação de contas do programa de Ação e Parceria Educacional Estado Município - Fundeb/Municipalização, exercício de 2018, firmado através do Termo Aditivo Nº 02 ao Convênio nº 44/2017, quando era prefeito Raimundo da Cruz Bastos, também conhecido por Pompílio, já falecido. O valor do atendimento foi de R$ 952.334.88.

Elogio

Ao anunciar que vai lançar, em breve, novos projetos para a Educação no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o padrão das escolas de tempo integral implantadas pelo governo baiano. "Eu vi umas [escolas] feitas na Bahia que parecem mais um parque olímpico do que uma escola. Eu acho que o povo merece essas coisas de qualidade", destacou o presidente da república, durante reunião ministerial realizada esta semana. Desde o início da gestão do governador Jerônimo, em janeiro, nove escolas de tempo integral já foram entregues à população do estado.

Atos Golpistas

O ex-vereador de Feira de Santana, Josafá Ramos (Republicanos), está sendo investigado por participar do ato golpista que resultou na invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Na manhã de ontem (17), o ex-parlamentar foi conduzido à delegacia do município pela Polícia Federal (PF). Na ocasião, ele prestará esclarecimentos acerca da acusação de participação no protesto antidemocrático. Dois dias após os atos, o ex-vereador disse que não estava presente.

Estelionato eleitoral

A iminência do anúncio da nova regra fiscal proposta pelo governo reacendeu no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o temor de repetir erros de Dilma Rousseff (PT), que deu uma guinada na política econômica no início de seu segundo mandato na tentativa de promover um ajuste nas contas públicas e acabou perdendo apoio popular e político. De acordo com a publicação, a preocupação do petista é ser acusado de estelionato eleitoral, após fazer uma campanha permeada por promessas de colocar o pobre no Orçamento e dar fim ao atual teto -regra que limita o avanço de gastos à inflação e, na avaliação do PT, limita despesas com obras e políticas sociais.

Obras paralisadas

Através de requerimento apresentado na Câmara de Deputados, o deputado federal Neto Carletto (PP) cobrou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, informações a respeito do status das obras paralisadas e inacabadas no estado da Bahia, financiadas com recursos da União. O parlamentar, que agora é membro da Comissão Externa que estará destinada a acompanhar, monitorar e buscar soluções para a conclusão de obras públicas com recursos federais que se encontram paralisadas e inacabadas em todo o País, busca soluções para resolver o problema. "Entre as principais razões para a descontinuidade dos trabalhos nestas obras estão: as deficiências técnicas, falhas no fluxo orçamentário e financeiro e abandono das obras pelas empresas contratadas são as principais razões", salientou Neto Carletto.

China

Além de ministros, deputados federais, senadores e empresários, o presidente Lula convidou governadores de Estado para o acompanharem na viagem oficial à China, no dia 28 de março. Ao menos três governadores já foram chamados: o do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e o do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Os três governadores foram convidados em razão de seus estados serem alvos de possíveis negócios com a China.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/