Ponto e Vírgula 19/06/2024

Ponto e Vírgula 19/06/2024

Sobe - Hospital Geral Clériston Andrade por realizar o primeiro transplante de pele do interior da Bahia.

Desce - ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares envolvidos em fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

Carro de Boi
A Universidade Estadual de Feira de Santana tem um "levantamento" acerca de uma possível restauração para o antigo restaurante Carro de Boi, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Esta informação foi dada por um grupo de arquitetos presentes na Reunião Ampliada da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal para tratar da preservação do patrimônio arquitetônico histórico da cidade. Mestrandos em Desenho, Cultura e Interatividade, na UEFS, os profissionais defendem a proposta de restauração deste equipamento e também das instalações onde, no passado, funcionou uma escola pública, ali próximo.

Noriporum
Pessoas que fazem uso da medicação conhecida como "noriporum" estão tendo problemas para fazer o tratamento, na rede municipal de saúde, devido a dificuldade para conseguir a aplicação do remédio nas unidades. A reclamação de um desses pacientes chegou ao conhecimento do vereador Professor Ivamberg (PT), que em pronunciamento na Câmara, na sessão de ontem (18), acusou a gestão do prefeito Colbert Martins de "descaso". Ele entende que há risco dos pacientes passarem mal ao fazerem autoaplicação em suas residências.

Arraiá do Comércio
Um dos eventos juninos mais importantes de Feira de Santana, o Arraiá do Comércio, é também oportunidade para agricultores de diversos distritos do Município comercializarem sua produção. No entanto, a regra que estabelece exclusividade para a venda de comidas típicas do período e produtos oriundos da zona rural pode estar sendo descumprida na edição deste ano. O alerta é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que fez pronunciamento esta semana na Câmara, cobrando atenção das autoridades.

Casa do advogado
Aprovado, no último dia 13, em 2ª votação pela Câmara, um projeto que altera a lei que autorizou o Município a doar, 40 anos atrás, uma área pública para a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Feira de Santana. A proposta, de iniciativa do Poder Executivo, modifica um artigo na lei 941/1984, que garantiu a doação do terreno localizado no bairro Santo Antônio dos Prazeres, para a entidade, autorizando a "transferência e uso da propriedade para fins não previstos", no dispositivo de quatro décadas passadas.

Casa do advogado I
A autorização legislativa torna possível o "uso do produto da nova destinação do imóvel evitando a pena de revogação da doação e reversão ao patrimônio municipal". Em sua justificativa para conceder a permissão, o poder público argumenta que, apesar da OAB ter dado ao imóvel a destinação estabelecida à época, após o longo período percebe-se a necessidade de "buscar nova alternativa para a manutenção do Projeto Casa do Advogado", visando melhor atender à classe.

Emendas
Os bairros Conceição, Gabriela e Lagoa Salgada, em Feira de Santana, serão contemplados com obras de pavimentação de ruas, através de recursos alocados junto ao Orçamento da União, segundo informou, na Câmara, o vereador Eli Ribeiro (Republicanos). Em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, comunicou o encaminhamento de R$ 1 milhão, provenientes de emendas impositivas do deputado federal Márcio Marinho, do mesmo partido. Ele disse que a iniciativa atende a pedidos dos moradores dessas localidades e deve melhorar as condições de trafegabilidade e segurança em diversas vias.

Utilidade pública
Destacada em Feira de Santana por sua atuação voltada ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens, a Associação Comunitária e Desportiva Grupo Alfa, do bairro Ponto Central, receberá o Título de Utilidade Pública Municipal. Projeto de Lei neste sentido, de autoria do vereador Eli Ribeiro (Republicanos), foi aprovado pela Câmara. Fundada em 2011, a entidade tem desenvolvido ações nas áreas de combate à pobreza e saúde integral (bem-estar físico, mental e social). Para melhorar as condições de vida da população atendida,

promove capacitação e assistência multiprofissional. Além disso, incentiva a prática de atividades esportivas e culturais na comunidade. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 22 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/