Ponto e Vírgula 20/06/2023

Ponto e Vírgula 20/06/2023

Sobe - Curso de musicalização por contemplar dezenas de crianças com autismo em Feira.

Desce - Pessoas que portam de forma ilegal arma de fogo.

Lealdade

No programa Jornal do Meio Dia, com Jorge Bianchi, o prefeito Colbert Martins Filho (MDB), voltou a falar sobre sua situação com o ex-prefeito José Ronaldo (UB), e se alguém tinha alguma dúvida sobre o rumo que Colbert tomaria em 2024, já está certo: é ao lado de Ronaldo. "Neste momento, há muitas especulações e expectativas, mas Zé Ronaldo é o nome que ajudou a me eleger. Sou muito grato e leal, sei ajudar, participar e retribuir, portanto, eu vou fazer isso da forma mais correta possível, porque é importante que a gente tenha nomes e opções fortes. Mas, precisamos ter unidade", disse o chefe do Executivo feirense.

Unidade

Ainda segundo o gestor, o grupo precisa manter-se unido para vencer o próximo candidato do Partido dos Trabalhadores. "Se não tiver unidade, o pessoal do PT ganha a eleição. Sei que estou num grupo que representa melhor esta cidade. No momento certo e adequado vamos nos colocar prontos para dar uma resposta [...] isso é interesse dos adversários: dividir todo mundo. O PT tem esse interesse grande. Fica todo mundo ali quietinho. Eles adoram fazer furdunço e fofoca. Portanto, quem quiser apostar nisso, não aposte na divisão do governo, porque eles fomentam a divisão dos outros para se manterem. Do lado de cá, não. Do lado de cá, a gente vai sair junto", respondeu.

Rui Costa

A revista Veja colocou o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) como um possível presidenciável. De acordo com a publicação, Rui se destacaria por ter um "perfil técnico" e a "fama de tocador de obras, retratada no apelido de 'Rui Correria'". A reportagem cita também uma fala de Lula, que afirmou que Rui Costa seria "a nova versão de Dilma, só que de calças" e um possível desgaste do petista no cargo.

Pauta "importante"

Políticos conservadores se mobilizam em todo o país para tentar impedir que menores de idade possam participar das paradas LGBTQIA+, que acontecem em várias capitais do país - em Salvador, o evento está programado para setembro. Em Brasília, o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante) apresentou um projeto de lei para garantir que a proibição seja nacional. A proposta de Isidório, que se classifica como ex-gay e atualmente é evangélico, prevê a penalização para os pais que levarem seus filhos e para os organizadores das paradas, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Marinho e a vice-prefeitura

De olho na vaga de vice-prefeito para o pleito municipal do ano que vem, o presidente estadual do Republicanos, Márcio Marinho, afirmou que a sigla tem "um sonho" de integrar a chapa majoritária do possível candidato à reeleição, o prefeito Bruno Reis (União Brasil). O deputado federal declarou que o seu partido tem legitimidade para compor a "cabeça" de chapa. "Não poderia esperar outra coisa do prefeito, que trata os partidos parceiros com muita responsabilidade. […]. Temos sim, um sonho de integrar a chapa majoritária do nosso prefeito indicando o vice. Temos vários nomes aqui, logicamente, que no momento certo, nós estaremos colocando na mesa do prefeito", ressaltou o parlamentar.

Isenção

A deputada estadual, Ludmilla Fiscina (PV), apresentou um Projeto de Lei que isenta doadores de sangue regulares do pagamento de inscrição em concursos públicos de âmbito estadual. A proposta, publicada no Diário Oficial do Legislativo do último sábado (17), classifica os doadores regulares de sangue como aqueles que realizam a doação, no mínimo, três vezes no ano. As doações deverão ser comprovadas por meio de atestado ou outro documento, emitido oficialmente, pelos estabelecimentos de saúde coletores. Para ter direito a isenção, caso a lei seja aprovada, o doador deverá comprovar que realizou as doações dentro do período de três meses anteriores à data da publicação do Edital do concurso público ou do processo seletivo.

Estratégia

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que, caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) torne o ex-presidente inelegível no julgamento que começa na próxima quinta (22), a estratégia política será mantê-lo no jogo eleitoral, evitando indicar um sucessor e agarrando-se à possibilidade de reverter a derrota com recursos. Nos bastidores, políticos bolsonaristas dão como certa a condenação por abuso de poder político em função da reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, quando fez acusações contra o sistema eleitoral sem apresentar provas.

Porteiro e vigilante

Considerados essenciais para o funcionamento das mais diversas atividades, especialmente nas áreas da indústria, comércio, saúde, educação, estações de transporte público, condomínios, entre vários outros segmentos, porteiros e vigilantes estão sendo lembrados pela Câmara de Feira de Santana, que vai realizar nesta terça (20), às 19 horas, uma homenagem às duas categorias. A iniciativa é do vereador Lulinha (União Brasil), autor de requerimento, aprovado pela Casa, propondo uma comemoração, no Legislativo, pela passagem dos dias 9 e 20 de junho, datas consagradas, nacionalmente, aos agentes de portaria e vigilância, respectivamente. Todos os vereadores foram convidados a indicar ao menos um expoente dessas classes, no Município, para que representem a todos os colegas na cerimônia que acontecerá na sede do Legislativo.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/