Ponto e Vírgula 22/04/2022

Ponto e Vírgula 22/04/2022

Sobe - Supremo Tribunal Federal, ao condenar o deputado Daniel Silveira. Não se dobrando assim aos ataques do mesmo contra a democracia, que pede novo AI-5 e fechamento do STF.

Desce - Secretarias de educação do estado e município, por não se prepararem durante as férias e pandemia para terem um início de ano letivo com potencial máximo.

Investigação

Em edição extra do Diário Oficial do Município, na última quarta (20), teve publicação da instauração de Sindicância Investigativa para apurar a responsabilidade administrativa em razão de indícios de irregularidades no leilão 1/2020, em decorrência e suposta falta de apresentação de documentação, bem como liberação de bens, sem a necessária transferência, no certame realizado no bojo do contrado 11-2018-1926C.

Solidariedade

Entusiasmado com sua filiação ao Solidariedade, o ex-deputado estadual Carlos Geilson não esconde seu entusiasmo com a nova legenda. Acredita que o Solidariedade pode eleger quatro deputados estaduais. Se sente aliviado ao deixar o PSDB, que deve eleger dois e já tem dois deputados na disputa, Paulo Câmara e Tiago Correia. Para informação, acredito que o Solidariedade pode chegar a dois, com remotas possibilidades de alcançar três, e nenhuma para quatro. Chegará a três, se o pastor Tom se filiar ao partido na convenção.

Desmerece

Após o comentário de vereadores quanto à possibilidade do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho ficar de fora da chapa do pré-candidato ACM Neto (União Brasil), o vereador Silvio Dias (PT) avaliou que isso prova que o grupo político desmerece Feira de Santana e chegou a dizer que seria "mais gostoso" vencer a chapa com a presença do ex-gestor feirense.

Educação

O pré-candidato a governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu as declarações feitas pela oposição sobre a educação baiana. Segundo Jerônimo, a Bahia é o estado que mais investiu em educação nos últimos três anos no Brasil. "A Bahia nunca passou por um volume de investimentos tão grande. Só de obra são R$ 3,5 bilhões. O presidente atual não tem moral nenhuma, nem ele e nem o ex-ministro dele [João Roma], a fazer nenhuma crítica", disse.

Desculpas

Ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) disse enxergar na aliança política entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), um "pedido de desculpas" por parte do petista. "Quando ele faz uma opção pelo Alckmin, de alguma forma ele está pedindo desculpas. Não ao fato do mensalão. Mas, àquelas críticas que eles (Lula e o PT) faziam antes. Quando eles diziam que Fernando Henrique não prestava, que era ladrão, que Alckmin era ladrão, que não sei quem lá era ladrão. Ele estavam errados também".

Policiais

O reiterado descumprimento de promessas pelo governo Bolsonaro é um dos principais fatores citados por policiais federais para criticar a concessão de aumento de 5% a todas carreiras federais, o que descartaria a reestruturação prometida às categorias federais da segurança pública. Desde que o aumento começou a ser noticiado e não foi desmentido pelo governo, as entidades representativas dos delegados, peritos e agentes federais passaram a se reunir para debater qual será a resposta a ser dada.

Daniel Silveira

Por maioria de seus ministros, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na noite de quarta (20), por ampla maioria (10 votos a 1), o deputado federal Daniel Silveira (PTB) a inelegibilidade, prisão de 8 anos e nove meses, em regime fechado, perda de mandato e o pagamento de multa de R$ 192,5 mil. Os crimes imputados são o de tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados, e coação no curso do processo. Os magistrados acompanharam o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Dirceu

Ao apurar as condutas ilícitas de empresas privadas, agentes políticos, funcionários públicos e integrantes da Petrobrás, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a decisão do desembargador convocado Leopoldo de Arruda Raposo e manteve a condenação do ex-ministro José Dirceu e de outros réus no âmbito da Operação "Lava Jato". Dirceu havia sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) à pena de 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Negociações

A cúpula do PT pode abrir mão das candidaturas ao Senado, em Pernambuco e em Minas Gerais, em favor do PSD, em troca do apoio da legenda ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. A sigla presidida por Gilberto Kassab tenta costurar uma candidatura própria, ainda sem êxito, e também dialoga com o presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com menores chances de acordo. As informações são do blog do Noblat, no site Metrópoles. Segundo o jornalista Ricardo Noblat, a negociação é mais difícil em Minas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/