Ponto e Vírgula 25/08/2022

Ponto e Vírgula 25/08/2022

Sobe - Facebook, ao fortalecer política antifake e proibir anúncios que questionem a legitimidade da eleição.

Desce - Vereador de São Sebastião do Passé, que arremessou objeto em jornalista.

Comitês

A avenida Getúlio Vargas, uma das mais importantes da cidade, já foi tomada por diversos comitês de candidatos a deputados federais e estaduais. Nos redutos, durante o dia inteiro tem movimentação, são carros sendo plotados com 'perfurades' de apoio, entrega de materiais de campanha para as lideranças e apoiadores, e claro, por diversas vezes durante o dia, os candidatos aparecem lá para acompanhar o andamento das coisas. Na Getúlio Vargas estão os comitês dos candidatos a deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) e Carlos Geilson (Solidariedade). Bem como dos candidatos a deputado federal Zé Neto (PT), Netto Dez (Solidariedade), Zé Chico (UB) e Magno Felzemburg (UB).

Nova CPI

Em processo de formação na Câmara Municipal de Feira de Santana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) "do Shopping Popular" será instaurada para apurar denúncias relativas ao Centro Comercial Popular, construído em Parceria Público-Privada entre a Prefeitura e um consórcio empresarial. Serão investigadas supostas irregularidades que envolvem desde o processo de licitação, contratação da concessionária até a execução do contrato e eventuais abusos. A comissão deve ser formada por três vereadores titulares e dois suplentes, que ainda serão escolhidos. O prazo de duração é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60.

Desconhecido

O levantamento Datafolha também apontou para um desafio a ser vencido pela campanha do candidato petista ao governo da Bahia: o desconhecimento. Jerônimo Rodrigues ainda não é conhecido por cerca de 61% dos eleitores baianos, segundo mostrou a pesquisa. João Roma (PL), que aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, também lida com o desconhecimento. O candidato ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) é desconhecido por 69% dos eleitores.

Conhecido

Por outro lado, seu principal adversário, ACM Neto (UNIÃO) é conhecido pela maioria do eleitorado: cerca de 92% disseram saber quem é Neto. A pesquisa ouviu 1008 eleitores, e foi feita entre 22 e 24 de agosto. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE: BA- 01548 /2022 e BR05675/2022.

Rejeição

O candidato do PL, João Roma, tem a maior taxa de rejeição entre os candidatos ao governo do estado que concorrem ao pleito deste ano. Isso é o que aponta a pesquisa. Os entrevistados foram perguntados em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum no primeiro turno. O ex-ministro da Cidadania tem 37% de rejeição, enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) figura com 35%.

São Sebastião do Passé

Um vereador de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi visto em vídeo arremessando um objeto em um jornalista. A cena ocorreu na terça-feira (23), na Câmara de Vereadores e envolveu o legislador Soldado Nailson (Republicanos) e o comunicador César de Carvalho, que acompanha as sessões por um canal. Segundo Carvalho, o vereador se incomodou com as gravações, alegando que o jornalista o gravava o tempo inteiro.

Primeiro ato

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) afirmou que os governos petistas na Bahia perderam a guerra contra o crime organizado, e que seu primeiro ato caso seja eleito será trocar toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública. Em entrevista ao G1 Bahia, disse ainda que vai realizar concursos públicos para aumentar o efetivo da Polícia Militar, que está defasado há 16 anos. "No dia 1° de janeiro vou botar para fora todo mundo que comanda hoje na Segurança Pública, porque são incompetentes e perderam a guerra para o crime organizado".

Investigação

O ministro Mauro Campbell Marques, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, iniciou uma investigação eleitoral sobre a reunião em que Jair Bolsonaro atacou, em julho, as urnas eletrônicas brasileiras diante de diplomatas de 72 países, em julho. Ele também determinou que vídeos da ocasião sejam removidos da internet, em 24 horas, por Facebook, Instagram, Youtube e EBC. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/