Ponto e Vírgula 27/05/2025
Sobe - Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana por, além de celebrar a música, fortalecer, também, a identidade cultural da cidade.
Desce - Partido Mobilização Nacional (MOBILIZA), por ter votos anulados pela justiça, por conta de fraude na cota de gênero.
Apoios
No último fim de semana, o pré-candidato a deputado federal Zé Chico (PDT, por enquanto), esteve na cidade de Ponto Novo, centro-norte baiano, participando de festividades com a prefeita local, Doutora Fabiane (PSD), esposa do pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Tiago Gileno (PSD). Essa participação na festa pública é um sinal que o alinhamento prioritário de Tiago Gileno, aqui, em Feira de Santana, para uma dobradinha com um candidato a deputado federal, preferência que recaia antes sobre Pablo Roberto, com quem manteve os primeiros contatos, mudou de foco e Zé Chico ampliou vantagem para troca de votos em 2026.
12 milhões
Deputados estaduais da Bahia, 63, diz o site Bahia na Política, de Jair Onofre, terão para 2026, ano da reeleição, R$ 12 milhões em Emendas Impositivas para investimentos, nos municípios baianos. Parte tem que ser aplicada em Saúde (50%) e Educação (20%). O restante é de livre indicação para os deputados estaduais.
Fim da reeleição
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou na semana passada, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. O texto também propõe um tempo de mandato de cinco anos, inclusive para senadores, deputados e vereadores, unificando as eleições a partir de 2034. Em entrevista à Rádio Eldorado, o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que ainda vai negociar a votação em plenário com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já demonstrou insatisfação com a redução do mandato dos senadores para cinco anos.
Wagner, Rui e Coronel
Em entrevista à rádio Metrópole, na manhã de ontem (26), o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ambos do PT, confirmaram que planejam, em 2026, disputar o Senado Federal, na chapa, que será encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Caso isso se concretize, o senador Angelo Coronel (PSD), virtual candidato à reeleição, ficaria sem espaço no grupo.
Reação
Reagindo às declarações do senador Jaques Wagner e do ministro da Casa Civil Rui Costa, que confirmaram interesse em disputar o Senado Federal, nas eleições de 2026 pela chapa governista, o senador Angelo Coronel (PSD), despistou sobre as falas e elogiou os seus, até então, colegas de grupo político. "Boa chapa. Cada partido tem o direito de indicar seus nomes para concorrer a qualquer cargo. Eu não sou PT, sou PSD", disse.
Samba na ALBA
O samba dominou a manhã de ontem (26), na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, na homenagem à cantora maranhense Alcione, agraciada com o Título de Cidadã Baiana através de proposição da deputada Olívia Santana (PCdoB). "É apenas a confirmação da baianidade desta grande figura da MPB e do samba, porque espiritualmente ela já é baiana há muito tempo. Há pelo menos meio século, quando gravou, em 1975, "Aruandê", de Edil Pacheco e Nelson Rufino; e estourou no Brasil inteiro, em 1977, com o samba "Ilha de Maré", do grande baiano Walmir Lima", diz a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos.
Atenção
Termina, na sexta-feira (30/05), o prazo para que os controladores internos e/ou os servidores responsáveis pelos portais de transparências das prefeituras e câmaras de vereadores dos 417 municípios baianos respondam ao questionário de avaliação sobre a transparência ativa destes poderes na Bahia. O levantamento faz parte da 1ª etapa do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que tem por objetivo identificar o nível de transparência, hoje, nos órgãos públicos em todo o país.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.