Ponto e Vírgula 29/04/2025
Sobe - O Esquenta Micareta, pelo sucesso do evento, na Avenida Fraga Maia.
Desce - A falta de fiscalização, nas Ciretrans da Bahia, que ensejam falcilidades como já aconteceu em, pelo menos 6 cidades, para aumentar o número de reprovados nos exames de motoristas e que depois, como já foi dectado, alguns servidores cobrarem "por fora" pela aprovação posterior.
Tirar o chapéu
No último dia 13 de abril, a diretora geral do Hospital Geral Clériston Andrade, Cristiana França, participou do quadro "Pra quem você tira o chapéu" do programa Silvério Silva. A diretora tirou o chapéu para várias personalidades feirenses e órgãos de relevância nacional. Todavia, ela não tirou o chapéu para duas pessoas: o ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho, e para o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis. Em relação ao primeiro, ela respeita o profissional de saúde, que Colbert é, mas que reprova o seu modelo de gestão e por a saúde, em sua avaliação não ter andado na gestão dele. Já sobre o segundo, ela afirmou que o prefeito de Salvador precisa se desarmar, porque a eleição já acabou.
Devolução
A Câmara de Feira já iniciou os pagamentos dos valores referentes à devolução de R$80, pago por todos os inscritos, no concurso público de 2022, que acabou não sendo realizado à época. Os pagamentos estão sendo feitos para todas as pessoas que preencheram o formulário disponível, no site da Casa, de forma correta, anexando os documentos necessários e preenchendo com dados válidos. Conforme o presidente da Câmara, vereador Marcos Lima (União Brasil), à medida que os pedidos forem chegando, serão analisados pelo setor responsável e enviados para o financeiro a fim de que o valor seja pago.
Mobilização
Correligionários de Carlos Lupi reconhecem a situação delicada do ministro da Previdência Social e já articularam uma operação para garantir sua permanência, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avalia o futuro do líder do PDT. Lupi está na mira de uma "fritura" interna após o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma eventual instalação de uma CPI sobre as fraudes no INSS também está na conta. Porém, a avaliação da base aliada é a de que uma CPI terá pouco avanço sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos), na Câmara e de Davi Alcolumbre (União), no Senado.
Boicote
A Câmara Municipal de Paripiranga, no noroeste baiano, enfrenta uma grave crise institucional, em meio a acusações de que a Prefeitura estaria mobilizando servidores públicos e orientando vereadores governistas a boicotar sessões legislativas. A denúncia aponta que a estratégia visa impedir a posse do suplente Ival Rabelo de Souza (MDB), opositor ao prefeito Talisson Santa Rosa (PSD). Enquanto isso, a Câmara segue com apenas dez vereadores em exercício, sob clima de instabilidade e troca de acusações entre situação e oposição.
Surpresa
Líderes do bloco parlamentar sem ideologia clara do Congresso Nacional, conhecido atualmente como "Centrão", dizem aprovar o trabalho atual de articulação realizado pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Na visão deles, a entrada da ministra foi uma "grata surpresa". A ministra, que está no cargo há cerca de um mês e meio, esteve presente no jantar de Lula com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos- -PB), e líderes partidários. Gleisi assumiu o cargo no dia 10 de março, com a missão de melhorar as articulações entre o Governo Lula e o Congresso Nacional.
Gestão de crise
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou uma reunião com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, para ontem (28), visando discutir o esquema de fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo matéria do InfoMoney, esta foi a primeira reunião formal do presidente sobre o tema. Ele se reuniu com o chefe do órgão que conduziu parte das investigações que embasaram a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, na última semana.
Puros sangue
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), José Trindade, negou ontem (28), que será candidato a deputado federal, nas eleições de 2026. Ele chegou a ser líder da oposição, na Câmara de Vereadores de Salvador, mas não foi reeleito no pleito de 2020. José Trindade defendeu ainda, a tese de uma chapa puro sangue do PT, para as eleições do próximo ano, com Jerônimo Rodrigues encabeçando a majoritária, Rui Costa e Jaques Wagner como candidatos ao Senado.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.