Brasil reconhece vice de Maduro como nova presidente da Venezuela
Delcy Rodríguez tomou posse de forma secreta e afirmou que a Venezuela não será colônia de nenhum país
O governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) reconheceu a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como a presidente interina do país. O reconhecimento foi confirmado por Maria Laura da Rocha, ministra interina das relações exteriores, durante coletiva de imprensa, realizada na noite de sábado (3).
"Na ausência do atual presidente Maduro, é a vice. Ela está como presidente interina. O que está na declaração do presidente continua sendo a posição do Brasil, que será apresentado também na reunião do Conselho de Segurança", afirmou ela.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao se manifestar sobre os ataques dos EUA à Venezuela, havia chamado o ato de "afronta gravíssima à soberania" e que um limite "inaceitável" foi ultrapassado. A declaração de Lula foi postada nas redes sociais do próprio presidente.
De acordo com Maria Laura, o Brasil apresentará, ao Conselho de Segurança da ONU, novas declarações de repúdio ao ataque promovido pelos Estados Unidos, que levou à prisão de Nicolás Maduro e de sua esposa. A reunião do grupo está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (5).
Ainda no sábado, a vice-presidente da Venezuela havia tomado posse da presidência da Venezuela, em cerimônia secreta. Segundo a imprensa internacional, no momento do ataque dos EUA, Rodriguez estava retornando da Rússia, onde esteve em missão oficial.
Em discurso, já em território venezuelano, a presidente interina ressaltou que o país não vai aceitar o ataque dos Estados Unidos e exigiram que Maduro retorne à Venezuela. Ela ainda afirmou que ele é o único presidente do país e que não aceitarão ser colônia dos norte-americanos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.