Ponto e Vírgula 29/10/2024

Ponto e Vírgula 29/10/2024

Sobe - Prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano, pela vitória do último domingo. 

Desce - Criminosos que utilizam nome da EMBASA para aplicarem golpes em clientes.

ASDAB 

O empresário Roque Eudes Santos, do grupo São Roque, foi eleito presidente da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (Asdab), entidade que representa o setor atacadista e distribuidor baiano. Ele terá como 1º vice-presidente Aldo Sena Macedo e Silva (Avanço Distribuidora) e 2º vice-presidente Hélio Ferreira de Almeida Junior (Sadile Distribuidora). Em chapa única, a nova diretoria, para o biênio 2025/2026, foi confirmada em assembleia na sede da entidade, em Salvador.

Avante 

O Avante tem mirado no alvo da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), integrante da base de apoio da atual gestão, o partido ocupa apenas a secretaria de Agricultura do Estado, com Tum, e, a partir de agora, vislumbra novos espaços na administração de Jerônimo Rodrigues, após o pleito municipal de 2024. Para o presidente estadual do partido, ex-deputado federal Ronaldo Carletto, o partido irá pleitear o espaço. "Acredito, que sentaremos, o governador Jerônimo que é o maestro da banda, e que dirá as diretrizes, temos nossas reivindicações, nossas pretensões, mas isso depende muito do governador, do governo e da equipe. Estamos para somar. Nos propomos para ser uma alternativa de sustentabilidade do governo, continuemos firmes e fortes, independente de qualquer situação", disse.

Comemoração

Presente na comemoração da eleição de Luiz Caetano (PT), no segundo turno das eleições, em Camaçari, domingo (27), o governador Jerônimo Rodrigues celebrou o resultado e atribuiu a vitória a um "projeto de grupo" liderado pelo presidente Lula. O governador, que também esteve presente na votação, ao lado de Caetano, durante a manhã afirmou que "Camaçari está liberta". "Quero registrar aqui a minha alegria, a alegria de estar celebrando a vitória de um projeto da Bahia. O projeto de Lula é um projeto nacional, nós temos um modelo de governar, modelo de cuidar das pessoas. Aqui não tem nenhum [integrante] desse grupo tem interesse com projetos pessoais, empresariais. Em todo momento da campanha o debate foi esse e isso machucou bastante eles. A democracia venceu, Camaçari hoje se encontra liberta", definiu o gestor estadual.

Adolfo Menezes

Dois parlamentares do PT declararam, ontem (28), apoio à reeleição do Adolfo Menezes (PSD), à presidência da Assembleia Legislativa: Júnior Muniz e Euclides Fernandes. Além disso, os deputados Vitor Azevedo (PL) e Luciano Araújo (Solidariedade) também se manifestaram a favor da recondução para a eleição que acontece no início de fevereiro de 2025. Júnior Muniz afirmou que será "cabo eleitoral" de Adolfo e lançou seu nome como candidato a primeiro vice-presidente da Casa, cargo mais cobiçado da Mesa Diretora depois da presidência.

Justificativa 

Eleitores que não compareceram às urnas, no segundo turno das eleições, realizado no domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição).

Apoio, ele tem 

O prefeito reeleito de Presidente Dutra, na região de Irecê, no Centro Norte baiano, Roberto Carlos Alves Souza (MDB), terá uma Câmara de Vereadores 100% an seu favor. Reeleito com 89,13% dos votos válidos, Robertão, como é conhecido, contará com os 11 vereadores eleitos, além da única suplente. No município, de 15,1 mil pessoas, apenas 15 pessoas se candidataram à Câmara de Vereadores neste ano. A suplente para o período 2025-2029 é a atual vereadora Missionária Jeane (MDB). Em 2020, Robertão foi eleito com 59,48% dos votos válidos contra 40,52% do Professor Pedro Rocha (PSB), que decidiu não concorrer a cargos neste ano.

São Paulo

O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ao comentar o resultado das eleições, ironizou e disse que Guilherme Boulos (PSOL) "perdeu para a abstenção" ao ficar em terceiro lugar na disputa. Nunes recebeu 59,35% dos votos e derrotou o candidato do PSOL, que obteve 40,65%. Neste segundo turno, Boulos recebeu 2.323.901 votos, número menor do que o número de eleitores que se abstiveram em São Paulo, com mais 2.940.360 eleitores ausentes no último domingo (27), tornando-se o número recorde.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 09 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/