Ponto e Vírgula 30/08/2023

Ponto e Vírgula 30/08/2023

Sobe - TRE-BA por estar entre os três Tribunais Eleitorais mais transparentes do Brasil.

Desce - Estados que ainda resistem em instalar câmara na farda de policiais.

Um, dois, três

No último domingo (28), em um torneio, no distrito de Maria Quitéria, três nomes, que aparecem em algumas pesquisas como pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana, estiveram presentes ao evento. O que é comum candidatos chegarem na hora da entrega dos troféus, esse evento teve um diferencial: Binho Galinha (PATRIOTA), José Neto (PT) e José Ronaldo (UB) chegaram no início e só saíram no fim do evento. Os beques marcando os atacantes no campo e os pré-candidatos marcando um ao outro pelas laterais. Binho Galinha conversa com um e com o outro. Mas, um e o outro não se falaram em nenhum momento. Zé Neto e Zé Ronaldo definitivamente não se gostam. Pelo menos, é o que aparentam! Ahh... sim... Pablo faltou e por isso sofreu um W.O.

Faltou

De acordo com o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, os sócios da agência de viagens 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, não irão comparecer à CPI das Pirâmides Financeiras, em audiência que estava marcada para esta terça-feira (29). A defesa de Ramiro e Augusto protocolou um ofício, enviado ao presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), pedindo para adiar o depoimento.

Jogar a tolha

O vice-governador Geraldo Jr. (MDB) refutou a possibilidade de 'jogar a toalha' e tirar seu nome do páreo na disputa pela prefeitura de Salvador em 2024. A polêmica se instaurou após o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, anunciar apoio ao prefeito Bruno Reis (UB), sob a justificativa de que Geraldo não conseguiu unir a oposição em torno de seu nome. Contudo, em conversa com o bahia.ba, o vice-governador afirmou que essa missão de avaliar união, aglutinação de base é, excepcionalmente, do comandante do processo eleitoral, o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Lúcio sobre 2024

O presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, afirmou que a escolha do deputado estadual Robinson Almeida como pré-candidato do PT a prefeito de Salvador "não muda em nada" os planos de seu partido. O ex-deputado voltou a defender o nome do vice-governador da Bahia, Geraldo Jr., como nome do MDB na disputa pelo Palácio Thomé de Souza, no pleito de 2024. "O PT ter escolhido Robinson Almeida como pré-candidato não impede nada. O nome do MDB continua sendo de Geraldo Jr. É o melhor nome. Agora precisamos saber os critérios de escolha do governador Jerônimo Rodrigues.

Fiscalização

Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia se reuniram na manhã de terça-feira (29/08), com representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, da Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para discutir proposta de fiscalização que irá avaliar as ações implementadas nos municípios baianos para a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas municipais. O ensino dessa temática se tornou obrigatório com a alteração do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promovida pelas Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

Com ressalvas

Na sessão de ontem (29), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram às câmaras de Vereadores, a aprovação com ressalvas dos processos de prestação de contas anuais de duas prefeituras baianas (Itiruçu, de responsabilidade da prefeita Lorena Moura Di Gregório, e de Senhor do Bonfim, do então prefeito Carlos Alberto Lopes Brasileiro), ambas relativas ao exercício de 2020.

Ainda é cedo

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou em entrevista à CNN que o momento não é para uma "reforma ministerial mais ampla". "O presidente [Lula] se comprometeu [com a reforma ministerial]. [Ele] acha que é importante para o governo trazer mais dois partidos políticos para a nossa base, e pretende fazer. Ele adiou porque o momento não é para uma reforma ministerial mais ampla", disse o senador.

Jefferson

Internado em um hospital particular, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal Roberto Jefferson pediu ao ministro Alexandre de Moraes que sua estadia no local não seja cobrada. Segundo a coluna de Lauro jardim, do jornal O Globo, o ex-parlamentar quer que a clínica e seu plano de saúde arquem com os custos de sua permanência, já que depende de acompanhamento médico multidisciplinar.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/