Ponto e Vírgula 31/01/2024

Ponto e Vírgula 31/01/2024

Sobe - A espirituosidade do povo brasileiro, ao utilizar o meme do "toc, toc, toc", levantando a campanha de combate à dengue, mas, no fundo, no fundo, foi para tratar do "toc, toc, toc" da PF, na porta de Carlos Bolsonaro

Desce - O Brasil, pela desprezível posição, no quesito corrupção, ao ocupar o 104º lugar entre os 180 países pesquisados.

Eleição

O União Brasil deverá eleger o maior número de candidatos nesta eleição. Na passada, ficou em segundo lugar com 3 vereadores eleitos, sendo que o primeiro foi o MDB, com 4. O peso da chapa vem pelo fato de que diminuiu o número de partidos disponíveis para abrigar todos os candidatos, e os de menor porte eleitoral, nem passam pela porta dos partidos que têm vereadores e candidatos de peso.

Pois bem

Com o enunciado acima, os nomes prováveis que disputarão a eleição pelo União Brasil são os dos vereadores e ex-vereadores: Lulinha, Zé Carneiro, Gerusa Sampaio, Marcos Lima, Edvaldo Lima, Justiniano França, Cadmiel Pereira, Correia Zezito, Carlito do Peixe e mais dois pesos pesados (Zé Chico e Carlos Geilson). O comentário ontem (30), na porta da Prefeitura, foi que, os outros 11 que faltam para completar a chapa, só vão se forem arrastados a cabresto. Mesmo que esses não se apresentem para completar a chapa, o partido é o que vai eleger mais vereadores.

Sucursais de rádio e TV

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) analisará o projeto que obriga as sucursais de emissoras de rádio e televisão a divulgar a propaganda eleitoral do município em que estão instaladas. O Projeto de Lei 4.850/2023, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), aguarda relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Apresentada em 4 de outubro de 2023, a proposição modifica as normas de propaganda eleitoral da Lei 9.504/1997 para evitar o que Nelsinho considera uma burla ao propósito da legislação. Ele mencionou, como inspiração para seu projeto, o caso da sucursal da TV Morena em Dourados (MS), que em várias eleições optou por divulgar a propaganda eleitoral de Ponta Porã, seu município-sede - situação abrigada pela lei vigente, mas que "não constituía informação pertinente aos eleitores" de Dourados.

Objetos apreendidos

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nota afirmando que a PF agiu com excesso nas buscas realizadas em operação mirando o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), em Angra dos Reis. "A defesa entende que houve um excesso no cumprimento da busca e apreensão, ao passo que foram apreendidos objetos pessoais de cidadãos diversos do vereador Carlos Bolsonaro, apenas pelo fato de estarem no endereço em que a busca foi realizada", diz nota assinada pelos advogados Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser e Fábio Wajngarten. A defesa também citou que foram apreendidas também anotações da live que o ex-presidente havia participado no domingo (28).

Otto

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou ter sido um dos alvos da chamada "Abin Paralela" no governo de Jair Bolsonaro (PL) à época em que foi membro da CPI da Covid, em 2021, e durante a eleição presidencial de 2022, após ser parado em uma blitz da PRF (Polícia Rodoviária Federal). "Já sabíamos, naquela época, mas não havia comprovação, que o presidente da República usava o aparelho do Estado para intimidar, para investigar, para ter informações. Isso começou na Covid, quando ele sentiu o peso da Comissão Parlamentar de Inquérito e, consequentemente, começou a atuar para tentar inibir o processo. Aconteceu e foi comprovado, inclusive na Receita Federal. Minha vida foi totalmente vasculhada na Receita Federal", declarou Otto em entrevista à Rádio Mix Salvador.

É cedo

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) afirmou que "ainda é cedo para falar sobre eleições 2026" e que não enxerga a ocasião oportuna para falar em possível apoio de Jair Bolsonaro (PL) a uma provável candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à presidência da República em 2026. "Considero ainda cedo falar das eleições 2026. Estamos em um ano que também terá eleições, então é mais coerente pensarmos primeiro em ampliar a base de prefeitos e vereadores de direita, pois com isso chegaremos mais fortes em 2026 para elegermos um presidente digno para o Brasil, pois o que temos hoje não nos representa", afirma Capitão Alden.

Política industrial

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, saíram ontem em defesa da nova política industrial lançada semana passada pelo governo federal, em Brasília, ao tratar de temas geopolíticos na abertura do Negócios 20 (B20, na sigla em inglês). O B20 é um fórum que reúne representantes de empresas do G20, grupo diplomático formado pelos 20 países mais ricos do mundo. Com o Brasil na presidência rotativa do G20, o Rio sedia a abertura do B20, na sede da Firjan. Em seu discurso, Alckmin enfatizou que o BNDES é "importante na agenda de competividade e de crédito", mas procurou desfazer a impressão de que o programa anunciado semana passada trará mais gastos com subsídios para a indústria.

Avaliação

O secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, avaliou o primeiro ano dos governos Jerônimo e Lula. Para o ex-prefeito de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), protagoniza o pior momento entre os 17 anos dos governos do PT no estado. A declaração foi dada na coletiva de imprensa na segunda-feira (29), durante a entrega da Casa das Histórias de Salvador e Arquivo Público. O evento foi organizado pela prefeitura e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos e diversas outras autoridades municipais.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/