Ponto e Vírgula 31/12/2022

Ponto e Vírgula 31/12/2022

Sobe - Governo do Estado, ao conceder empréstimo e tarifa social a vítimas das enchentes.

Desce - Hospitais que não oferecem tratamento humanizado aos seus pacientes

Colados

O prefeito Colbert Martins (MDB), ao entrevistado de ontem (30), por Joilton Freitas na Sociedade News, ao ser perguntado pelo âncora como estava a dificuldade de relacionamento entre Ronaldo e ele, o prefeito foi rápido, "conversamos na semana passada. Está tudo bem. Para você ter ideia, 60% de cargos de primeiro escalão são de pessoas ligadas a ele", afirmou. E adiantou que, "cerca de 80% do primeiro escalão e cargos de governo são dele''. Pertencemos ao mesmo grupo, não tem como descolar ele de mim". Isso vai render na eleição de 2024.

Ponto de vista

Pois é, tenho um palpite, nada mais além de palpite. De que, dado a fragilidade moral do ainda presidente, Jair Bolsonaro (PL) - isso, tomando como base o abandono que ele deu aos seus seguidores, depois da derrota nas urnas para presidente - acredito que o "patriota", se um dia tivesse participado de uma guerra do Brasil contra outro país, tendo como base o episódio recente, acho que ele descartaria. Mesmo que fosse uma guerra contra a Venezuela.

Nova mesa

Eremita Mota (PSDB), Fernando Torres (PSD), Lú de Ronny (MDB), Pastor Valdemir (PV), Paulão do Caldeirão (PSC), Edvaldo Lima (MDB), Ron do Povo (MDB) e Galeguinho (PSB). Esses são os nomes dos vereadores que vão compor a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal a partir da próxima segunda, 2 de janeiro de 2023, quando começará uma nova gestão de dois anos na Casa. Os primeiros nomes, Eremita e Fernando, são do presidente e vice, respectivamente. A escolha dos novos membros da Mesa aconteceu em 14 de junho deste ano, quando a chapa da vereadora Eremita Mota, já em seu quinto mandato, ganhou o pleito.

Divisão partidária

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) contemplou os sete partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, Avante e MDB) que participaram da coligação que o elegeu, mas priorizou o PT e a "cota pessoal" na montagem do secretariado. Das 25 pastas, 9 indicados não têm filiação partidária. São os futuros gestores das seguintes secretarias: Saúde; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Comunicação; Planejamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Administração e Segurança Pública.

Divisão partidária I

O PT vai comandar sete pastas: Casa Civil, Relações Institucionais, Justiça e Direitos Humanos, Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Política para as Mulheres e Cultura. Já o PSD, MDB e PCdoB vão chefiar duas, cada um. O partido do senador Otto Alencar vai administrar as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Já o MDB ficou com Administração Penitenciária e Ressocialização e a pasta de Infraestrutura Hídrica e Recursos.

Divisão partidária II

O PCdoB ficou com: Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Já PSB, Avante e PV têm uma pasta, cada um. Os socialistas ficaram com Desenvolvimento Econômico, o Avante com Agricultura e PV com Turismo.

Tradição

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), defendeu o reajuste salarial aprovado na Casa para os próprios parlamentares. Segundo ele, o que houve foi apenas uma "regulamentação" de uma "tradição" de seguir as movimentações salariais do Congresso Nacional. "Na realidade, não teve reajuste. Toda vez que há uma alteração nos vencimentos dos deputados federais e senadores, isso tem uma replicação nos deputados estaduais. Para isso, é necessário que seja regulamentado", disse.

Não aceita

Prestes a deixar a Presidência da República, Jair Bolsonaro realizou aquele que deve ser seu último discurso como presidente, na manhã de ontem (30), em suas redes sociais. Durante sua fala, Bolsonaro voltou a questionar a segurança das urnas eletrônicas. "Hoje em dia se você falar de urna pode perder o seu mandato, como Francischini perdeu. A nossa liberdade está sendo tolhida e nós temos que lutar contra isso e cada um fazer sua parte, é uma luta do povo brasileiro", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/