Após maioria no STF, André Mendonça suspende julgamento de réus por atos em 8 de janeiro

Brasilatos antidemocráticos

Após maioria no STF, André Mendonça suspende julgamento de réus por atos em 8 de janeiro

Ministro pediu destaque e vista em 4 das 5 ações penais e duas delas vão para julgamento presencial 

Crédito: Nelson Jr/SCO/STF

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, pediu destaque de duas das cinco ações penais de réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro que eram analisadas em Plenário Virtual.

O Metrópoles aponta que agora, as ações contra João Lucas Vale Giffoni, 26 anos, e Davis Baek, 41, serão julgadas em plenário presencial. O pedido de Mendonça acontece após o STF formar maioria para a condenação de ambos, mas, com o destaque, somente o voto da ministra aposentada Rosa Weber continua a valer. Os outros ministros terão de votar de novo.

Ainda segundo o Metrópoles, ambos foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin já tinham votado pela condenação dos dois. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes havia votado para que Giffoni fosse condenado a de 14 anos de prisão e 100 dias-multa, cada uma fixada em 1/3 do salário mínimo (que está no valor de R$ 1.320 atualmente). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/