Brasil registrou uma morte violenta de LGBTs a cada 27 horas em 2021

BrasilViolência

Brasil registrou uma morte violenta de LGBTs a cada 27 horas em 2021

De acordo com o dossiê, 262 foram vítimas de homicídio e 23 de latrocínio 

Crédito: Divulgação

Um documento divulgado na quarta-feira (12) pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, apontou que, em 2021, a cada 27 horas uma pessoa morreu vítima da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil. No total, foram registradas 316 mortes, o que representa um aumento de 33,33% em relação a 2020, quando ocorreram 237 óbitos.

O documento, que foi coordenado pelo Acontece – Arte e Política LGBTI+ e pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), é resultado de um esforço coletivo de produção e sistematização de dados sobre a violência e a violação de direitos sofridas por pessoas LGBTI+.

As organizações apontam que, apesar dos índices serem alarmantes, os números ainda podem ser subnotificados. Isso ocorre porque o levantamento tem notícias publicadas em veículos de imprensa como a principal fontes dos dados, além das denúncias feitas por meio das redes sociais.

O levantamento indica que entre as causas das mortes, 262 foram vítimas de homicídio e 23 de latrocínio. Juntos, os crimes violentos representam 90,19% das causas dos óbitos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. Também foram documentados 26 suicídios e cinco pessoas morreram por outras causas.

As principais populações afetadas foram homens gays (145) e travestis e mulheres trans (141), que somaram 286 óbitos. Em menor número, aparecem mulheres lésbicas (12), homens trans e pessoas transmaculinas (8), bissexuais (3), outros segmentos (3) e aqueles que não tiveram a identidade de gênero ou orientação sexual não informada (4).

As regiões nordeste e sudeste registraram os maiores índices, com 116 e 103 mortes, respectivamente. Quase metade dos casos (152), aconteceram durante o período noturno e 174 óbitos ocorreram por meio do emprego de arma de fogo ou faca.

No que se refere ao perfil das vítimas, 112 eram pretas ou pardas, e 127, brancas. Destaca-se também a quantidade de jovens vítimas da violência LGBTfóbica. Entre as 316 vítimas, 96 tinham de 20 a 29 anos.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/